Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Servidores de Palhoça recebem capacitação para novo Sistema de Informação em Saúde

Publicado em 12/03/2015 Editoria: Palhoça Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

 

Cerca de 150 profissionais participaram da apresentação da nova ferramenta, no Centro do Idoso de Palhoça.

Para melhorar o atendimento nos serviços municipais de saúde, a Prefeitura de Palhoça promoveu uma capacitação para agentes comunitários, diretores e coordenadores, nesta terça-feira, 10. O encontro ocorreu no Centro do Idoso, no bairro Caminho Novo, e contou com a presença do prefeito Camilo Martins e do secretário municipal de Saúde, Rosinei Horácio.

Cerca de 150 servidores participaram da apresentação da nova ferramenta para inclusão de dados no e-SUS, Sistema Eletrônico do Ministério da Saúde. De acordo com o prefeito, a nova ferramenta vai contribuir para melhorar o cenário de informatização das fichas cadastrais.

 “Trata-se de uma ferramenta de inovação tecnológica que estamos implantando no município. Escolhemos capacitar, inicialmente, os agentes comunitários de saúde (ACS) para o e-SUS, pois o atendimento começa por eles. São os ACS que estão na casa das pessoas, diariamente, e conhecem suas necessidades”, declara Camilo Martins.

O software e-SUS receberá as informações integradas do Sistema de Informação e Prontuário Eletrônico (GMUS) que está em fase de ampliação, em Palhoça. Este sistema começou a ser implantado em novembro de 2014 nos setores de almoxarifado, farmácia e outros serviços. Na ocasião, quatro agentes comunitários de saúde participaram do processo de implantação piloto do GMUS, nas unidades do Cambirela, Alto Aririú e na base do SAMU. Até o final deste ano, a migração estará completa nestes postos.

O GMUS é gerido por uma empresa contratada que encaminhará as informações ao Ministério da Saúde. “Conforme determinação do prefeito Camilo Martins, temos um prazo de seis meses para implantar o Sistema de Informação em todas as Unidades Básicas de Saúde do município”, afirma o secretário da Saúde, Rosinei Horácio.

Como vai funcionar o G-MUS

A recepcionista ou o agente de saúde insere as informações do atendimento nos Sistema por meio do G-MUS. Os médicos, odontólogos e enfermeiros do setor de triagem visualizam os dados e conferem, antecipadamente, o histórico do paciente. Todas as vezes que o cidadão for atendido os dados cadastrais dele serão acessados pelo sistema.

Sobre o e-SUS Atenção Básica

O e-SUS AB é uma ferramenta desenvolvida pelo Departamento de Atenção Básica que visa reestruturar as informações em nível nacional. Os dados incluídos no sistema proporcionam ações para melhorias na gestão e no atendimento à população. 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Palhoça

Comentários