Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de Palhoça mobiliza equipes para recolher o lixo

Publicado em 09/03/2015 Editoria: Palhoça Comente!


Desde que cerca de 30 trabalhadores da Proactiva cruzaram os braços, a Prefeitura de Palhoça passou a fazer o trabalho de coleta e transporte de lixo

Superadas as dificuldade do primeiro momento, os funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Públicos estão fazendo o serviço e eliminando os pontos onde houve acúmulo de resíduos sólidos.

O prefeito Camilo Martins pede a compreensão dos munícipes, porque, segundo afirmou, “a Prefeitura ficou refém dessa situação, pois foi pega de surpresa”. O prefeito explicou que logo que soube da paralisação, determinou que a Secretaria Municipal de Serviços Públicos passasse a recolher o lixo.

De imediato, o secretário Edson Ghizoni reuniu os funcionários e equipamentos disponíveis e deu início à coleta e transporte do lixo acumulado na cidade. Ele admite que é um trabalho complicado, porque os caminhões não são adaptados para a função e os funcionários, embora esforçados, não têm treinamento específico para esse trabalho e nem conhecem o roteiro. “Mas, estamos fazendo de tudo para colocar a cidade em ordem, até que a Proactiva retorne ao trabalho”, disse o secretário da Sesp.

É uma greve irregular, que não conta com o apoio do Sinteplu-SC (Sindicato dos Trabalhadores dos Empregados Privados de Limpeza Urbana no Estado de Santa Catarina). Consta que o Sinteplu-SC está apenas mediando as negociações entre os trabalhadores e a empresa. Estão parados somente os cerca de 30 funcionários da Proactiva, que fazem a coleta de lixo em Palhoça e Biguaçu.

Há informações de que a justiça já decretou a ilegalidade do movimento e determinou o imediato retorno ao trabalho. Mesmo assim, os funcionários da Proactiva resistem em cumprir a determinação. Informações, ainda não confirmadas, dão conta de que a direção da empresa vai iniciar um processo de demissões.

› FONTE: Prefeitura de Palhoça

Comentários