Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Vacinação contra HPV inicia na próxima segunda-feira

Publicado em 06/03/2015 Editoria: Itapema Comente!


Mês de Março é voltado para a prevenção do câncer do colo do útero

Por determinação do Ministério da Saúde e por meio do Programa Nacional de Imunizações, a Secretaria de Saúde de Itapema, inicia na próxima segunda-feira (09/03) a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV).

Introduzida ano passado no Sistema Único de Saúde (SUS), a campanha busca imunizar meninas de 09 a 13 anos, mas tem novidades para este ano. O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, explica que mulheres de 14 a 26 anos portadoras de HIV ou AIDS também poderão ser contempladas.

"As mulheres com esse diagnóstico deverão ter um encaminhamento do Centro de Orientação e Assistência Sorológica de Itapema (COASI) para receberem a imunização. Para esse público, após receber a primeira vacina, a segunda deverá ser aplicada dois meses depois, e a última, quatro meses depois da segunda. Nossa equipe mais uma vez trabalhará focada na imunização de todas nossas meninas e mulheres", explicou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.

Já o esquema vacinal para meninas de 09 a 13 anos continua o mesmo, sendo a segunda dose seis meses depois da primeira, e a terceira e última dose cinco anos após a primeira. A estimativa é que 1.182 meninas de 9 a 11 anos recebam a primeira dose da vacina.

Desta vez, a estratégia de vacinação não se estenderá as Unidades de Ensino. "A vacinação será realizada somente nas UBS. Caberá a cada uma delas criar estratégias de vacinação, ou seja, caso alguma UBS desejar fazer a ação de divulgação da campanha ou até mesmo a própria imunização nas escolas, nossa equipe irá dar o auxilio necessário", explicou a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

› FONTE: Comunicação | Prefeitura de Itapema

Comentários