Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Controle da inflação só com aumento de juros não tira o país do patamar de baixo crescimento

Publicado em 06/03/2015 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar os juros em 0,5 pontos percentuais. Agora a taxa básica encontra-se em 12,75%.

Para a Fecomércio SC, o cenário inflacionário do país é preocupante e necessita de atenção. Entretanto, a resposta dos preços ao aumento da taxa de juros está se dando de maneira muita lenta. Em contrapartida, a queda no volume de vendas do comércio e nos níveis de produção da indústria e demais setores já foi fortemente atingido.

A Fecomércio considera importante um maior controle da inflação, mas lamenta que isso seja feito através de sucessivas elevações dos juros. Tal medida prejudica em demasia o setor produtivo ao onerar tanto o consumidor quanto os empresários em suas decisões de investimento e, assim, dificultar ainda mais a saída do país do patamar de baixo crescimento. Portanto, consideramos que outras medidas, como um verdadeiro ajuste fiscal e uma subsequente reforma tributária e trabalhista, seriam muito mais efetivos para combater os problemas do baixo crescimento e inflação.

A elevação de ontem reflete uma maior preocupação por parte do Copom com a inflação, visto que fortes pressões inflacionárias surgiram neste início de ano, vindas do ajuste econômico orquestrado pelo Ministério da Fazenda.  Foi anunciado aumento de impostos que incidem sobre a gasolina e cosméticos, bem como, reescalonamento dos preços administrados, como os da energia elétrica, combustível e transporte urbano que podem contaminam toda a economia.  Existem ainda fortes pressões inflacionárias adicionais advindas da desvalorização do real. Do Copom de janeiro até o encontro desta quarta-¬feira, o dólar subiu mais de 14,5%, saindo da linha de R$ 2,60 para R$ 2,98.

Espera-se que, para as próximas reuniões, o Copom volte a subir a taxa básica numa tentativa de reconduzir as expectativas para o campo positivo, a fim de retomar a confiança dos agentes econômicos.

› FONTE: Fecomércio SC

Comentários