Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Nova maternidade terá coleta de sangue do cordão umbilical

Publicado em 13/09/2013 Editoria: Saúde Comente!


A partir de outubro, a Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, será a primeira maternidade pública, fora da Grande Florianópolis, a ter coleta de sangue pelo cordão umbilical. Enfermeiras da instituição estão se preparando para coletar sangue do cordão umbilical e da placenta. O sangue coletado ficará disponível para a população no Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Florianópolis.

Atualmente, apenas a Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, e o Hospital Regional de São José realizam a coleta de sangue do cordão umbilical. Por isso, as enfermeiras da maternidade Darcy Vargas estão sendo capacitadas em coleta de sangue com controle de qualidade e segurança no Regional, como primeira etapa do treinamento.

A segunda fase será no Hemosc de Joinville, de 17 a 19 de setembro, com a realização de entrevistas com as gestantes. “Para doar sangue ao banco público, a gestante deve ser considerada de baixo risco, ou seja, não pode ter patologia prévia e ter feito no mínimo duas consultas de pré-natal”, destaca a gerente de enfermagem da Darcy Vargas, Lis Elena Westphal.      

O Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Hemosc existe desde 2009 e já ajudou muitos pacientes que precisaram de transplante de medula óssea e não tinham um doador familiar. “A médio e a longo prazo, todos os catarinenses terão acesso ao sangue do cordão umbilical, de forma gratuita, não precisando pagar como acontece nos bancos privados”, destaca Denise Linhares Gerent, diretora do Hemosc.

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários