Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Apresentação teatral marca abertura da Semana Nacional do Trânsito

Publicado em 12/09/2013 Editoria: São José Comente!


Divulgação/GMSJ

Divulgação/GMSJ

A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (11), às 14 horas, no auditório do Forquilhão

A Semana Nacional do Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro e, em todo o país, será marcada por ações de conscientização a motoristas e pedestres. Em São José, as atividades serão promovidas a partir desta quarta-feira (11), por iniciativa da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito, através da Guarda Municipal.

Durante a cerimônia, foi apresentada uma peça de teatro com o tema educação no trânsito. Além disso, a comandante da Guarda Municipal, Priscila Godinho, explica que a instituição lançará o projeto de criação da Semana Municipal do Trânsito. A idéia é iniciar as discussões e estudo para apresentar um projeto de lei na Câmara de Vereadores instituindo a data.

A partir desta quarta-feira, o grupo In Cena fará apresentações teatrais sobre educação no trânsito para crianças da rede municipal de ensino. Durante toda a semana, os alunos da rede aprenderão a lidar com situações rotineiras vivenciadas por pedestres, na ‘mini pista de trânsito’, com dicas de conscientização repassadas pelos agentes do setor de Educação de Trânsito.

Quem circulou pela Avenida Lédio João Martins, a avenida central do Kobrasol, foi surpreendido pelo teatro de rua ‘Dê sinal de vida’. O grupo In Cena, formado por integrantes da Guarda Municipal e Fundação Municipal de Cultura, apresentou a peça Faixinha, voltada para motoristas e pedestres adultos. Para conscientizar o uso de ciclovias e respeito ao ciclista, a Guarda Municipal programou um passeio ciclístico para o dia 21 de setembro. O percurso será a Avenida Beira-Mar e ruas centrais de São José.

Durante a segunda quinzena de setembro, será intensificada a estratégia de conscientização aos motoristas sobre a gravidade de dirigir sob efeito de bebidas e drogas. A Guarda Municipal de São José, em parceria com a de Florianópolis e Detran visitará bares e casas noturnas, fazendo o teste do bafômetro, além da distribuição de panfletos educativos e adesivos “posso dirigir” e “não posso dirigir”, de acordo com o estado do motorista.

Além da blitz educativa, estará acontecendo a blitz fiscalizatória, quando os condutores flagrados dirigindo sob efeito de álcool ou drogas receberão multas de acordo com a lei. Já a ‘blitz com saúde’ acontecerá em parceria com a Secretaria de Saúde, abordando especialmente usuários de drogas. Será simulado um consultório de rua para atender usuários e familiares.

“É uma programação intensa e diversificada chamando a atenção de crianças e de adultos para a conscientização, direção defensiva e boas condutas tanto de pedestres quanto de motoristas. Para abranger um público maior, fizemos parceria com a Secretaria de Saúde, com a Guarda de Florianópolis, além dos órgãos estaduais e federais. Mesmo sendo uma campanha, promovemos ações que a pessoa pode tirar uma boa lição de vida”, explica Priscila Godinho.

Para a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, há a necessidade de campanhas freqüentes para que haja mudanças culturais na sociedade. “Queremos que a Semana Municipal de Trânsito aconteça a partir de maio de 2014, já que a educação acontece aos poucos para que as pessoas tomem consciência. Comparando ao passado, sabemos que já houve mudança, mas muito ainda há o que melhorar até mesmo no imaginário popular, em reconhecer a gravidade em dirigir sob efeito de álcool e drogas”, observa.

A Semana Nacional de Trânsito deste ano traz o tema “Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito – Efeitos, responsabilidades e escolhas”. O assunto escolhido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) tem sido tema de palestras para os alunos do EJA (Educação de Jovens e adultos) desde o mês de agosto, antecipando a mobilização. Palestras semelhantes destacando a direção defensiva estão sendo trabalhadas junto a empresas privadas interessadas.

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários