Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Saiba o que funciona na Prefeitura durante o Carnaval

Publicado em 11/02/2015 Editoria: Carnaval Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Serviços essenciais em saúde, coleta de resíduos, segurança e ônibus serão mantidos, alguns em esquema especial.

O prefeito Cesar Souza Junior decretou ponto facultativo nos órgãos da administração direta e indireta do município nos dias 16 e 17 de fevereiro (segunda e terça-feira de Carnaval). Além disso, foi estipulado que o expediente no dia 18 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas) terá início somente às 13 horas. A exceção fica por conta dos setores cujas atividades constituem serviços essenciais à população. 

Saúde

No âmbito da Secretaria Municipal da Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Norte (em Canasvieiras) e Sul (no Rio Tavares), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o plantão da Vigilância em Saúde vão funcionar normalmente no período. 

 Coleta de Resíduos

A Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) vai efetuar a coleta convencional e seletiva de resíduos domiciliares normalmente durante o Carnaval, à exceção do dia 17, terça-feira.

Nesta data, não haverá coleta seletiva em toda a cidade nem coleta convencional nos roteiros do Centro e nos bairros do Continente, do Maciço do Morro da Cruz, na Trindade, no Pantanal, na Carvoeira, no Saco dos Limões e nas servidões da Costeira e do Itacorubi. É que, pela experiência da empresa, apenas 30% dos moradores dispõem dos resíduos para coleta em feriados. 

A expectativa da Comcap é de que no Carnaval 2015 seja recolhida, no mínimo, a mesma quantidade de resíduos domiciliares e de rua do mesmo período no ano passado.

Sendo que, em 2014, foram recolhidas 2,9 mil toneladas de resíduos domiciliares e uma produção relacionada às festas de Carnaval, incluindo a limpeza das ruas, em torno de 70 toneladas. "Pode ser que haja um acréscimo de até 10%, já que este ano o Carnaval é em fevereiro, quando ainda há maior volume de turistas na cidade", estima o presidente da Comcap, Acácio Garibaldi Filho. 

Ao todo, 300 pessoas vão participar da limpeza pública de Florianópolis durante os cinco dias de Carnaval.  No sábado, o maior contingente, de 79 pessoas. Os efetivos farão a limpeza de rotina, no dia seguinte das festas, nos bairros e balneários que realizarem, e ainda, nos postos extras de maior movimento de público, como o caso da Passarela Nego Quirido.

Segurança

Guarda Municipal e a Defesa Civil, que integram a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, vão manter serviços essenciais para a população durante os dias de ponto facultativo no serviço público municipal e na manhã da Quarta-feira de Cinzas.

 A GMF vai intensificar ainda mais a sua atuação durante as folias de Momo. De acordo com o diretor geral, Valci Brasil Júnior, haverá um incremento de 30% do efetivo fazendo a segurança das ruas e da Passarela Nego Quirido, em 14 e 17 de fevereiro, sábado e terça-feira de Carnaval, principais dias de desfiles, das escolas de samba do grupo especial e das escolas campeãs, respectivamente. Além disso, a Guarda Municipal dará continuidade à fiscalização do trânsito.

A Defesa Civil também estará de plantão, no período de festividades carnavalescas, para atendimentos de emergências, através da central 199. 

Ônibus

Durante as festividades de Carnaval, os usuários do transporte coletivo de Florianópolis terão um serviço diferenciado, entre os dias 14 e 18 de fevereiro, sábado e Quarta-feira de Cinzas, com horários especiais nas madrugadas para atender aos foliões.

Neste período, o quadro de horários dos ônibus que circulam de dia sofrerá alteração apenas na terça-feira (17), igualando-se ao de domingo.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários