Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Trajetória de Balduíno é tema de vídeo de alunos do Centro Universitário Estácio de Sá

Publicado em 12/09/2013 Editoria: Esporte Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O ex-jogador foi o que mais disputou o clássico Avaí e Figueirense na história

A trajetória no futebol de João Carlos da Silva, o Balduíno, é tema da grande reportagem em vídeo “Balduíno: o clássico catarinense”, dos alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Estácio de Sá, Fábio Pacheco e Luciana Gava. O jogador de 1,60 m de altura, hoje com 61 anos e aposentado, foi o que mais disputou clássicos em Florianópolis na história. Foram 75 partidas, 39 pelo Avaí e 36 representando o Figueirense. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será apresentado na próxima segunda-feira (16).

Reconhecido como craque em sua época, entrevistados na reportagem contam que Balduíno “deixava os adversários comendo poeira”. Um dos depoimentos é de Lauro Búrigo, o folclórico treinador do futebol catarinense, que fala sobre a habilidade técnica de Badu, como o atleta também ficou conhecido. Os autores do vídeo entram também em temas polêmicos, como a rejeição sofrida por Balduíno no início de sua carreira. “A estatura de Badu fez com que ele fosse rejeitado pelo Figueirense. Foi jogar no Avaí e, seis anos depois, o Figueira o contratou”, conta a autora do vídeo, Luciana Gava.

No meio das gravações, um encontro inesperado: Dona Maria Macedo Baron, 84 anos, uma das primeiras patrocinadoras do futebol de Badú. Ela dava lanche e uniformes para o time de futebol Fiambreria Dona Clara, comandado pelo marido, no qual o atleta de futuro promissor jogava. Seu depoimento emocionou o ex-jogador, que deixou os campos em 1984, depois de 12 anos de carreira como profissional.

Além do ineditismo do trabalho, a grande reportagem contribui com a memória do esporte em Santa Catarina. "Tivemos muita dificuldade em conseguir imagens em vídeo na época em que o jogador atuava. Infelizmente não houve um cuidado com a preservação da nossa história, imagens preciosas foram descartadas", observa Pacheco.

 

Serviço

O quê: Apresentação de TCC “Balduíno: o clássico catarinense”

Quando: 16/9, 19h30

Onde: Centro Universitário Estácio de Sá

Quanto: Gratuito

› FONTE: AllPress Com

Comentários