Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Vendas de ventiladores e condicionadores de ar crescem 54% no Estado

Publicado em 03/02/2015 Editoria: Economia Comente!


foto: Alta nas vendas superam 50%. Previsão é de calor até março

foto: Alta nas vendas superam 50%. Previsão é de calor até março

Um levantamento realizado pela Fecomércio SC junto aos empresários das principais redes varejistas de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages apontou um crescimento médio de 54% nas vendas de ventiladores e condicionadores de ar no Estado, na comparação com o período anterior à onda de calor.

Entre 2014/2015, a média das vendas cresceu 13%, confirmando as previsões da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), cuja expectativa era de 12%.

As altas temperaturas trouxeram para o comércio um significativo crescimento nas vendas e no faturamento das empresas que comercializam os equipamentos de refrigeração. No entanto, na comparação com a onda de calor de 2013, o volume de vendas diminuiu consideravelmente, de 43,8 unidades por dia para 8,6 em 2015.

Essa situação pode ser explicada pelo prévio preparo dos consumidores para o calor ou pelo cenário econômico de juros elevados e de redução de acesso ao crédito, que impacta o poder de compra dos consumidores.

De acordo com a Epagri/Ciram, as temperaturas devem ficar acima da média climatológica até março. Como a situação dos estoques é estável, a perspectiva é de que não faltem produtos aos consumidores até o final da temporada de verão 2015.

Variação nas vendas

Criciúma lidera o percentual de crescimento nas vendas com 107%. Na comparação com o período anterior à onda de calor, Itajaí registrou 63% de variação nas vendas e Blumenau 57%. Confira a variação nas outras cidades avaliadas: Chapecó (18%), Joinville (50%), Lages (48%), Florianópolis (33%).

Média de vendas por dia

No Estado, a média de ventiladores e de condicionadores de ar vendidos durante a onda de calor de 2015 foi de 9,7 unidades/dia e 7,5, respectivamente. Na Capital, a média de vendas dos dois tipos de aparelhos foi de 9,8 unidades/dia, o maior índice entre as cidades analisadas. Chapecó, por sua vez, registrou o menor índice - 3,3.

Faturamento

Segundo os entrevistados, a variação do faturamento cresceu em média 12%, na comparação com o mesmo período de 2014. Em praticamente todos os municípios investigados houve aumento no faturamento, com exceção de Lages, onde não foi percebida variação. Blumenau e Joinville registraram os maiores percentuais - 32% e 27%, respectivamente.

Estoque de produtos

Ao contrário do que ocorreu na forte onda de calor registrada em 2013, o estoque de produtos neste ano foi suficiente. Em Itajaí e Lages, por exemplo, 100% dos entrevistados afirmaram isso e, a média do Estado, ficou em 79%.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários