Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Descargas elétricas devem prevalecer no estado até o final do verão

Publicado em 03/02/2015 Editoria: Meio Ambiente Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A dobradinha umidade e temperaturas elevadas têm provocado tempestades diárias em vários pontos de Santa Catarina, e com elas as descargas elétricas em forma de raios.

As temperaturas acima da média devem permanecer até o final do verão, segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), condição que potencializa as chances da ocorrência de raios no estado, o que pode se tornar perigoso caso alguns cuidados não sejam observados.

Segundo estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), muitos dos acidentes com raios em Santa Catarina acontecem no campo, em áreas abertas, onde a pessoa nesta condição atrai as descargas elétricas.

A permanência ao lado de árvores durante as tempestades também aumenta os riscos de ser atingido. Segundo o INPE, no estado, morrem em média 3 pessoas por ano vítimas de raio. No país, estima-se que as tempestades elétricas matam 130 pessoas anualmente.

A meteorologista da Epagri/Criram, Gilsânia Cruz, explica que as nuvens que provocam as tempestades elétricas são verticais e atingem alturas entre 10 e 12 quilômetros. Os ventos dentro delas são constantes e eletrizam a nuvem. O resultado são os raios. “Circulam dentro da nuvem correntes turbulentas e eletrizadas”, diz a especialista. “Os ingredientes para essa condição são umidade e calor, característicos do verão”.

O Ciram faz um monitoramento constante sobre as condições de tempestades elétricas no estado, através do sistema desenvolvido pelo INPE. De acordo com as condições previstas, o órgão emite informações à Defesa Civil do Estado, responsável pelos alertas de prevenção.

Mais tempestades no Sul

A Defesa Civil divulgou no final de janeiro as previsões para os próximos três meses. “Segundo o levantamento dos meteorologistas, se mantém o calor acima do normal em SC”, aponta o boletim. O site do órgão ainda alerta para as tempestades: “no verão as pancadas de chuva são frequentes, com curta duração, acompanhadas de raios e rajadas de vento”.

Pelo menos duas ondas fortes de calor devem atingir o estado até o fim do verão. As temperaturas continuam acima da média climatológica no trimestre (máximas médias entre 27ºC e 30ºC em fevereiro e março, entre 25ºC e 27ºC em abril). Segundo o INPE, na região Sul de Santa Catarina deve ocorrer maior incidência de tempestades.

Cuidados evitam acidentes

Além de vítimas humanas, muitas vezes animais (principalmente bovinos), morrem em decorrência de acidentes elétricos. Além de evitar descampados e abrigos próximos a áreas elevadas, recomenda-se que as pessoas evitem sair de casa.

Outro abrigo seguro é dentro de automóveis, que têm sua estrutura externa como condutor da eletricidade, preservando que está dentro do veículo.

Não se recomenda o porte de objetos metálicos como guarda-sol ou varas de pesca durante a tempestade. Dentro de casa, evite usar o telefone ou celular. Evite também ficar próximo a tomadas e janelas.

 

 

 

› FONTE: ALESC

Comentários