Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Empresários e políticos de SC buscam consenso para Ferrovia da Integração

Publicado em 12/09/2013 Editoria: Geral Comente!


Encontro reuniu nesta quarta-feira (11), em Brasília, entidades que compõem o COFEM e parlamentares de SC. Foto: Sérgio Amaral

Encontro reuniu nesta quarta-feira (11), em Brasília, entidades que compõem o COFEM e parlamentares de SC. Foto: Sérgio Amaral

Uma reunião na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), que será definida nos próximos dias, vai buscar uma manifestação de consenso de Santa Catarina ao governo federal sobre o traçado da Ferrovia da Integração, que prevê a interligação entre o Oeste do Estado e o litoral. A definição foi tomada durante encontro no Congresso Nacional entre lideranças que integram o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) e parlamentares catarinenses, nesta quarta-feira (11).

"O consenso foi que a definição do traçado precisa ser técnica, a partir do estudo de viabilidade que deve mostrar por onde passará a ferrovia", resumiu após a reunião o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. A preocupação dos parlamentares e dos empresários decorre da suspensão do edital para realização do estudo de viabilidade e da pressão de diferentes regiões do Estado buscando interferir nos locais por onde passarão os trilhos. "Precisamos unificar a linguagem", disse o deputado Esperidião Amin.

O deputado Pedro Uczai afirmou que a pressão política interferiu na suspensão do edital para o estudo de viabilidade técnica. "Decisões ligadas ao desenvolvimento econômico precisam ser estratégicas e não geográficas. Se tem gente comemorando a suspensão do edital, há algo errado", afirmou. O deputado Jorginho Mello chamou atenção para a importância do envolvimento das entidades empresariais e para a reunião que será marcada na FIESC buscando unificar a posição catarinense quanto à questão a partir de critérios técnicos. O deputado Valdir Colatto e o senador Paulo Bauer se manifestaram no mesmo sentido.

O assuntou foi discutido durante café da manhã entre empresários e parlamentares, que avaliou também a modernização da legislação trabalhista.

O COFEM é integrado pelas federações das Indústrias (FIESC), das Associações Empresariais (FACISC), da Agricultura (FAESC), das Câmaras Lojistas (FCDL), do Comércio (FECOMÉRCIO), dos Transportes (FETRANCESC) e das Associações de Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC).

› FONTE: FIESC

Comentários