Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Exposição apresenta trabalhos de alunas da Escola Profissional do Bela Vista

Publicado em 11/09/2013 Editoria: São José Comente!


foto: Glaicon Covre - Secom/PMSJ

foto: Glaicon Covre - Secom/PMSJ

A mostra pode ser vista até esta sexta-feira (13), no hall da Prefeitura de São José

“Eu não tinha noção da maravilha que encontraria pela frente”, diz a aluna do curso de Lingerie da Escola Profissional da Bela Vista, Carina Americano. Casada, a jovem dona de casa e mãe de quatro filhos foi levada à escola pela amiga e também aluna Valquíria Santana. “Eu queria que ela espairecesse, dedicasse algum momento pra ela mesma”, explica Valquíria. Há seis meses, Carina entrou no curso sem saber nada sobre costura. Graças ao seu esforço, já está vendendo e tendo lucro com as peças que confecciona. “Fiquei muito satisfeita quando passei a ter dinheiro para comprar matéria-prima e ainda gás e pão para minha família”, alegra-se.

De acordo com a diretora da Escola, Michelle Menezes Weickert, a proposta é mostrar o resultado do trabalho feito a partir de uma máquina de costura simples. “Tem muito de dedicação e coordenação motora. No curso, elas aprendem sobre a compra da matéria-prima, modelagem, corte, costura, finalização e acabamento das peças. Isso para o mercado de trabalho tem um valor imenso, pois qualquer fábrica que as contratar vai receber um profissional com bom embasamento”, aponta.

A Escola Profissional da Bela Vista tem cerca de 80 alunos distribuídos entre os cursos de corte e costura em lingerie e de artes aplicadas. Segundo a diretora, o grande suporte das alunas é o professor. “Elas mostram para a turma todas as possibilidades em atualidades e técnicas. Muitas novidades são tiradas de revista e de feiras. Por isso há sempre fila de espera para esses cursos, por resultar em um trabalho tão atual”, destaca.

A professora Maria Aparecida Pacheco ratifica. “A maior satisfação de cada uma das professoras é ver o esforço das alunas. Cada peça pronta é uma conquista, é dinheiro que ganham com vendas, é superação de alguma dificuldade encontrada naquele trabalho”, fala.

Essa dedicação é o que está motivando a aluna Ana Lopes a evoluir a ponto de abrir seu próprio negócio. “Sou pernambucana e faz apenas nove meses que moro na cidade. Como já era costureira, procurei o curso para fazer algo que ainda não sabia. Gostei tanto que estou me profissionalizando para abrir um espaço em casa onde eu possa confeccionar e vender as peças”, conta.

Além do curso de corte e costura em lingerie e de artes aplicadas, a Escola Profissional da Bela Vista oferece cursos de bordado à mão, corte e costura, corte e costura em malha, tricô e crochê, pintura em madeira e gesso, porcelana fria (biscuit), pintura óleo sobre tela e pintura em tecido.

Mais informações sobre a escola podem ser obtidas pelo telefone 3246-8496.

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários