Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Udesc e UFSC promovem Seminário Internacional Fazendo Gênero

Publicado em 11/09/2013 Editoria: Educação Comente!


A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem de 16 a 20 de setembro, em Florianópolis, a 10ª edição do Seminário Internacional Fazendo Gênero, que terá como tema “Desafios Atuais dos Feminismos”.

O evento receberá cinco mil participantes vinculados a diferentes instituições nacionais e estrangeiras, além de várias gerações de pesquisadores. O objetivo do seminário é promover um espaço de discussões no campo dos estudos feministas e de gênero.

A programação contará com oficinas, minicursos, conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, lançamento de livros, exposição de pôsteres e mostra audiovisual e de fotografias. O encontro também terá várias reuniões de grupos, núcleos e redes de pesquisa nacionais e internacionais.

“Os cinco mil participantes poderão debater as principais questões dos feminismos atuais, que incluem temas como baixa participação das mulheres nas instâncias de poder político; as desigualdades de gênero no âmbito do trabalho e da distribuição de renda; as dificuldades enfrentadas nas lutas pelo direito ao aborto; violências domésticas e institucionais de gênero; a grave situação das mulheres, principalmente as de baixa renda, nos contextos pós-coloniais e transmodernos; iniquidades em saúde; as contramarchas nas lutas pelos direitos LGBT e contra os efeitos de subordinação das interseções de gênero, classe, gerações, raça, etnia e deficiência, entre outros”, salienta Gláucia de Oliveira Assis, uma das coordenadoras do evento.

A conferência de abertura será ministrada pela escritora Sara Beatriz Guardia, fundadora e diretora do Centro de Estudios La Mujer em la Historia de America Latina e professora da Universidade de San Martin de Porres, em Lima, no Peru. Ela abordará o tema “Exclusion y Genero en los Procesos de Independencia de los Paises Latino-americanos”.

A escritora e ativista norte americana, Sarah Schulman, falará sobre o tema “Amigos Diante da Família, Sociedade Diante do Governo” na conferência de encerramento do evento. A conferencista é professora de Humanidades na City University of New York.

“Mais uma vez, o evento pretende trazer uma grande contribuição para os estudos feministas e de gênero, e para os movimentos sociais e políticos a eles relacionados”, ressalta a coordenadora.

O Fazendo Gênero 10 é promovido pelo Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Udesc, em parceria com o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e outros centros da UFSC.

Mais informações em http://www.fazendogenero.ufsc.br/10/

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Udesc Faed

Comentários