Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Itapema: Festival Terno de Reis encanta na Praça da Paz

Publicado em 20/01/2015 Editoria: Itapema Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Tradição açoriana é apresentada para turistas e moradores.

Ritmos, versos e rimas que contam a história dos Reis Magos mesclados a Tradição Açoriana e Cristã. Foi para divulgar essa cantoria típica, que diferentes grupos se reuniram na Praça da Paz em Itapema no 2º Festival Terno de Reis.

O evento, promovido pela Prefeitura de Itapema, por meio da Fundação Municipal de Cultura, também permitiu que moradores e turistas apreciassem uma tradição que ganha destaque nas festas de final de ano.

Sílvio José Keunecke I. de Mendonça canta o Terno de Reis há 15 anos. Seu grupo é formado por outros oito integrantes, sendo familiares e amigos.

"Nós temos um compromisso, e o Terno é algo que exige respeito e seriedade. Sei que a amizade é que mantém nosso grupo unido há tantos anos e até minha neta, de 16 anos, também participa. O gosto está no sangue e apresentações aqui no litoral são oportunidades para apresentar nossa cultura Açoriana, para os turistas que visitam nossas cidades, contou.

Em sua segunda edição, o Festival contou com participações especiais como a do cantor e radialista Caiobá e também do músico Chico Terra, que apresentou influências do Terno de Reis de Centro Oeste e Norte do Brasil.

Ao todo seis grupos se apresentaram com músicas de livre escolha, focadas em versos de chegada, anunciação e despedida. O improviso dos versos encantou famílias e transformou a praça da paz em uma celebração de alegria, fé e tradição.

Para a Superintendente da Fundação Municipal de Cultura de Itapema, Gisele Mafra, a escolha da data foi estratégica.

"Inovamos trazendo o Terno de Reis depois de 15 de Janeiro, exatamente para reunirmos um número maior de grupos e também oferecer aos nossos visitantes uma apresentação diferenciada e que mostre a nossa cultura local açoriana. Trazer essa atividade para a Praça da Paz também teve o objetivo de atrair um público que não conhece ou não teve oportunidade acompanhar uma cantoria de Terno de Reis, ressaltou a Superintendente.

Os grupos participantes vieram dos municípios de Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú e Bombinhas. Para você conferir todas as fotos, basta acessar a página oficial da Prefeitura de Itapema no facebook.

 

 


 

› FONTE: Prefeitura de Itapema

Comentários