Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Definidos os últimos campeões dos Jogos Escolares de SC

Publicado em 29/07/2013 Editoria: Esporte Comente!


Os últimos gols, os últimos pontos, os últimos gritos de campeão. E assim foram definidas as últimas escolas campeãs da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos na manhã deste sábado (27) em São Miguel do Oeste. Estavam em jogo os títulos de badminton, basquete feminino, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Os Jesc iniciaram quarta-feira (24) com as modalidades de atletismo, ciclismo, judô e natação e envolveram 1.569 alunos de 443 escolas representando 146 municípios. Os Jesc são uma realização do Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte em parceria com a prefeitura de São Miguel do Oeste e as Secretarias de Desenvolvimento Regional. Os vencedores garantiram classificação à etapa nacional dos Jogos Escolares que serão de 5 a 14 de setembro em Natal (RN).

No handebol feminino, uma bonita história que começou com muita dedicação e superação finalizou com um título inédito: a Escola Estadual Astrogildo Aguiar, de Barra Velha, levantou o troféu de campeã da modalidade. Em chave única que todos jogam entre si, a escola venceu seus três jogos. O último, neste sábado, quando ganhou de 17 a 9 o Colégio de Aplicação de Caçador.

Com a medalha de ouro no peito, o técnico do time, Jairo Gabriel, explicou o motivo do sucesso: “Treino esta equipe há cinco anos de forma voluntária e como nosso ginásio foi interditado fazia nossos treinamentos na praia. Só agora conseguimos uma quadra para treinar que é a da Associação Açoriana de Barra Velha, então este titulo é fruto de muito trabalho”. Já a final do handebol masculino foi mais bem disputada, com o Colégio Bom Jesus Aurora, de Caçador, vencendo por 16 a 15 a Escola Estadual Almirante Tamandaré, de Guramirim.

A final do futsal masculino foi caracterizada pela grande rivalidade entre interior e capital, mas o título ficou com a Escola Estadual Bom Pastor, de Chapecó: 1 a 0 diante do Instituto Estadual de Educação, de Florianópolis.

Entre as meninas do futsal, o melhor time dos Jesc foi o do Colégio Rogacionista, de Criciúma, que teve a melhor campanha da chave em confronto de todos entre si. A partida final de 2 a 0 sobre a Escola Estadual Dom Helder Câmara, de Modelo, só veio complementar a boa fase.

Vitória no vôlei

No vôlei masculino, a Escola Municipal Erwin Prade, de Timbó, confirmou seu favoritismo: 2 a 0 sobre a Escola Cenecista Dr. Júlio Neves, de Concórdia (parciais de 25/16 e 25/12). Entre as mulheres, no vôlei, a vitória por 2 a 0 deu o título para a Escola Estadual Sara Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba, que venceu o Colégio Evolução, de São Ludgero (parciais de 25/18 e 2513).

No basquete feminino, o Colégio La Salle Peperi, de São Miguel do Oeste, foi o vencedor da final com o placar de 33 a 24 sobre a Escola Estadual Lapagesse, de Criciúma. No dia anterior, o título do masculino fora conquistado pelo Colégio Bom Jesus, de Jaraguá do Sul.

Quem também fez festa em quadra no xadrez masculino foi o campeão Lucas Müller Prado, da Escola Estadual Deodoro, de Concórdia, e no feminino a conquista foi de Ane Caroline Costa, do Centro Educacional Santo Anjo, de Navegantes.

Welyngton Wiltusching, do Instituto Jangada, de Jaraguá do Sul, confirmou o favoritismo e conquistou o título no badminton ao vencer na final por 2 a 0 a Deividy Piana, da Escola Estadual São Luiz, de União do Oeste (parciais de 21/13 e 21/12). No feminino a campeã foi Taisa Lazareti, da Escola Estadual Osni Regis, de São José do Cedro, que venceu por 2 a 0 Talita Casonatto, também da Escola Estadual São Luiz, de União do Oeste (parciais de 21/12 e 21/15).

Já no tênis de mesa masculino, Nicollas Hiittl, da Escola Estadual São Bento, de São Bento do Sul, saiu-se vencedor ao fazer 3 a 1 sobre Gustavo Pereira, do Colégio Superação, de Videira. Entre as mulheres, a favorita e campeã sul-americana Alexia Nakashima, do Colégio Cenecista José Elias Moreira, de Joinville, conquistou o título esperado: 3 a 0 diante de Heloisi Cabral, do mesmo colégio da campeã.

› FONTE: sc.gov.b

Comentários