Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Bolsas com peso em excesso podem causar riscos à saúde

Publicado em 11/09/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Especialista da Faculdade Inspirar ensina como minimizar os malefícios causados pelo sobrepeso das bolsas

A bolsa, mais do que um acessório, é um dos principais objetos de desejo do público feminino. A ampla variedade de cores, tamanhos e formatos faz com que as mulheres estejam sempre em busca de novas peças para compor looks diferentes. Porém, na hora de escolher uma bolsa, as mulheres não devem se atentar apenas ao design, mas também ao conforto, à comodidade e à saúde.

As bolsas grandes, consideradas práticas, viraram muito comuns no dia a dia das mulheres, uma vez que nelas é possível guardar uma grande quantidade de objetos. No entanto, esse acessório pode causar danos à saúde quando seu peso for excessivo. Segundo a fisioterapeuta osteopata da Faculdade Inspirar, em Curitiba, Luciana Lopes Costa, o ideal é que a mulher carregue um volume máximo equivalente a 7% do seu peso corporal. “Transportar uma carga excessiva nas bolsas é ruim, pois causa um desequilíbrio considerável na postura”, conta ela.

A fisioterapeuta afirma que as melhores bolsas são aquelas com duas alças (estilo mochila) ou aqueles modelos que ficam na transversal do corpo. Bolsas com alças largas e acolchoadas também diminuem as possibilidades de dor no corpo. Por isso, na hora de adquirir uma nova peça, as mulheres devem avaliar em que circunstâncias a usarão, para aliar o design à sua comodidade e bem-estar. 

Os efeitos da sobrecarga podem ser sentidos em 100% das mulheres. Com o uso contínuo do acessório, muitas delas sofrem com dores nos ombros e na coluna cervical. “A prevenção é fundamental, mas caso a dor apareça, procure um fisioterapeuta para a realização de tratamentos como o de Educação Postural Global (RPG), pilates e aulas de fortalecimento muscular”, aconselha a especialista. O tratamento correto ajuda a evitar que as dores possam desencadear doenças como hérnia de disco e artrose.

› FONTE: Lide Multimídia - Assessoria de Imprensa

Comentários