Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

12ª Semana do Jornalismo da UFSC segue até sexta-feira

Publicado em 10/09/2013 Editoria: Educação Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

por Larissa Gaspar

Na última sexta-feira (6),  a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deu início a 12ª Semana do Jornalismo, evento que é organizado pelos alunos da 5ª e 6ª fase do curso.

O evento traz grandes nomes do jornalismo nacional para palestras e debates. A cada edição minicursos gratuitos relacionados à área também são oferecidos para a comunidade universitária. A palestra com o jornalista do grupo Mídia Ninja, Bruno Torturra, que acontece nesta terça-feira (10), no auditório do Centro de Convivência, é uma das mais esperadas pelos alunos.

Outra palestra que chama a atenção dos futuros jornalistas e promete render boas discussões é a de Daniela Arbex, autora do livro Holocausto Brasileiro, que revela a morte de 60 mil pessoas dentro do maior hospício brasileiro, o Hospital Colônia de Barbacena (MG). “A história do hospício Barbacena é muito chocante e por isso quero assistir a palestra da Daniela”, é o que afirma a estudante da 3ª fase, Samantha Sant’Ana. Na palestra do editor-chefe da revista National Geographic Brasil, Matthew Shirts, da última sexta-feira (6), além dos estudantes de jornalismo, compareceram alunos do curso de Geografia da UFSC.

O estudante da 6ª fase de jornalismo e um dos organizadores do evento, Luan Martendal conta que a novidade nessa edição são os minicursos variados: Noções Gerais de Direito e Economia, Jornalismo de Moda e Infografia. Com duração de 20 horas, o minicurso mais procurado foi o de After Effects. Neste minicurso,  os alunos irão aprender a desenvolver identidades gráficas para o jornalismo, tarjas, vinhetas e tratamento de imagem com o designer gráfico do grupo RBS, Eduardo Silva.

Apesar de o número de palestrantes ser inferior aos outros anos, a organização do evento recebeu elogios, pois os jornalistas convidados são profissionais mais jovens que ainda estão no mercado de trabalho. “Eu estou indo em todas as palestras, para mim é importante saber como os jornalistas vivem a rotina de trabalho”, é o que diz Priscila do Anjos, estudante da 4ª fase do curso de Jornalismo da UFSC. Outra novidade nesta edição é a presença de Leonardo Sakamoto, coordenador da ONG Repórter Brasil. Após muitas tentativas, a coordenação da Semana do Jornalismo conseguiu trazê-lo para contar sua experiência na palestra de encerramento na sexta-feira (13) às 20h. Todas as palestras são abertas para a comunidade.

Para conseguir pagar todas as passagens aéreas, refeições e hospedagem dos jornalistas convidados, a organização da Semana teve apoio da equipe do Pós-Jor da UFSC, do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFSC. A coordenação do evento também conta com o dinheiro arrecadado na tradicional festa “Boa Noite”, que encerra a Semana do Jornalismo. A comemoração vai acontecer nesta sexta-feira (13), no Célula Show Case, bairro João Paulo.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários