Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Faroeste Caboclo estreia hoje embalado por boas críticas no Festival de Toronto

Publicado em 10/09/2013 Editoria: Cultura Comente!


foto: divulgação

foto: divulgação

A crítica especializada já viu Faroeste Caboclo em sessão fechada para a imprensa e recebeu muito bem o longa dirigido por René Sampaio. O filme fará sua estreia aberta para o público no 38th Toronto International Film Festival hoje às 18:45. 

O portal http://indiewire.com, referência para toda a indústria cinematográfica e especializado em cinema independente, exalta as qualidades do filme e diz que "um dos pontos fortes de 'Brazilian Western', além maneira suntuosa e quase onírica de captar como uma capsula do tempo a Brasília do passado é a habilidade de misturar as diversas tramas, subtramas e flashbacks com relativa facilidade". Entre muitos pontos positivos, ressalta qualidade da trilha Punk Rock e New Wave dos anos 80 e a "impressionante" direção de arte e figurinos de época.

A crítica comenta a qualidade de interpretação do elenco e em especial as performances de Fabrício Boliveira, Isis Valverde e Felipe Abib. O texto ressalta que que as cenas mais eletrizantes são as que fazem alusão ao gênero faroeste, com um final particularmente empolgante, e conclui que quando o filme termina "entende-se que João não está lutando pelo que é certo, mas sim pelo seu direito a uma identidade própria".

Já o site canadense http://cinemablographer.com deu 4 estrelas para o filme e começa o texto dizendo que trata-se de uma instigante fusão de estilos com um exercício de fluidez de gêneros cinematográficos. O texto completa que o malfadado triângulo amoroso rejeita os finais fáceis que seriam vistos num filme hollywoodiano. 

Para o crítico o filme tem muitos pontos de toque com o cinema americano e ressalta que mesmo assim a película tem identidade própria e é fiel a uma cinematografia genuinamente brasileira. Segundo o site, Faroeste "reveste a fábula com uma conteúdo que geralmente falta no cinema de Hollywood, Sampaio usa essa conto violento para fazer uma parábola sobre grandes vícios - racismo, diferença de classes e miséria -  que causam tamanha violência".

Outros blogs especializados em cinema ressaltam a performance de Fabrício Boliveira. O blogueiro do http://tmtmshow.blogspot.ca abre o comentário dizendo que consegue reconhecer uma estrela quando a vê na tela e que sem dúvida Fabrício Boliveira é uma delas - "tem muito carisma além de ser um ator acima dos padrões". O texto diz também que João o cativou "desde o primeiro momento em que aparece na tela (...) mal posso esperar pra ver aonde vai a carreira desse ator: ele é incrível". 

Convidados pelo festival, o diretor, o ator Fabricio Boliveira e a produtora Bianca de Felippes estarão presentes à sessão de estreia. O filme já estuda propostas de lançamento internacional nas salas de cinema e os produtores devem fechar lá importantes acordos comerciais e de exibição no exterior durante o evento.

É no Festival de Toronto que costumam estrear internacionalmente muitos dos filmes favoritos ao Oscar. Foi assim com Quem Quer Ser um Milionário (2008), Guerra ao Terror (2009), o Discurso do Rei (2010) e também com  Argo (2012) , vencedor da última edição do prêmio da Academia. O Segredo dos Seus Olhos (2009), último longa latino americano a vencer o prêmio de melhor filme estrangeiro, também foi apresentado ao público lá.

A saga de amor e vingança de João de Santo Cristo, Maria Lúcia e Jeremias está há 14 semanas em cartaz e já levou mais de 1.5 milhão de espectadores aos cinemas no Brasil. O filme estará na programação Contemporary World Cinema que exibe filmes com histórias irresistíveis na perspectiva de diferentes países. Faroeste Caboclo volta a ser exibido nos cinemas no Instituto Moreira Sales dia 13 de setembro dando uma última chance ao público Carioca de ver o filme na tela grande.

Mais informações em http://www.faroestecabocloofilme.com.br
Site do festival: http://tiff.net/thefestival
O trailer legendado: http://vimeo.com/65305061

Links para as críticas citadas no release:
http://blogs.indiewire.com/shadowandact/tiff-2013-review-rene-sampaios-brazilian-western
http://www.cinemablographer.com/2013/09/tiff-review-brazilian-western.html

 

› FONTE: Assessoria de Imprensa da Europa Filmes

Comentários