Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Abertas as inscrições para curso de formação de Conselheiros Escolares em SJ

Publicado em 09/09/2013 Editoria: Educação Comente!


O primeiro grupo inicia as aulas nesta segunda-feira (9), mas novas turmas serão formadas até o fim do ano
 
Desde o início do ano, a Secretaria de Educação de São José está em processo de implantação dos conselhos escolares. A estrutura tem como objetivo estimular e fortalecer a participação da comunidade escolar na gestão democrática da escola.
 
Para isso, o município de São José, em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal, está realizado a formação para conselheiros escolares. A primeira turma inicia o curso nesta segunda-feira (9), somando 40 horas de aulas semipresenciais.
 
Mas, as inscrições para o curso continuam abertas para a participação de pais de alunos, professores e servidores das escolas da rede municipal de ensino, que irão compor novas turmas. Na oportunidade, os participantes compreenderão o significado de um conselho escolar e suas competências, além de serem incentivados a assumir esse papel.
 
Segundo a tutora Janaina Amorim, apesar do curso não ser um pré-requisito para participar do Conselho, a formação é fundamental para que o conselheiro seja bem inserido no processo. “É um conselho que se diferencia dos demais da sociedade, por ter o poder de coordenar as questões pedagógicas, administrativas e financeiras da escola, juntamente com a direção. E para exercer bem a função, é de máxima importância que o conselheiro esteja capacitado adequadamente”, explica.
 
O processo de implantação dos Conselhos Escolares em São José tem como base uma Portaria Municipal e as eleições devem acontecer até o final do ano. As inscrições para o Curso de Formação de Conselheiros Escolares devem ser feitas pela internet, no link  https://docs.google.com/forms/d/1cJJ3r_sFv-1GgK_2NTz1VshtR1xAkwRyQCG6u6VDePY/viewform
 
 
 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários