Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de Palhoça inaugura centro de atendimento à população de rua

Publicado em 13/11/2014 Editoria: Palhoça Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Espaço auxiliará na ressocialização de pessoas em vulnerabilidade social. 

Palhoça agora conta com um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua. A inauguração do novo espaço foi feita pelo prefeito Camilo Martins acompanhado do secretário municipal de Assistência Social, Adriano Mattos, nesta quarta-feira, 12.

Conhecido como Centro POP, o local servirá para o atendimento da população em situação de vulnerabilidade social, no horário das 7h às 19h. Nele, os moradores de rua poderão encontrar serviços de assistência social, acompanhamento psicológico e vivências para o alcance de autonomia. 

“O POP de Palhoça servirá para a inclusão social dos moradores de rua. Por muito tempo o poder público municipal foi omisso na construção de um espaço como este. Nós inserimos o Centro em nossa receita e vamos dar todo o suporte para acolher cada vez melhor estas pessoas”, informa Camilo. 

Além dos atendimentos, a unidade também poderá ofertar serviços especializados em abordagem social. Entre estes, a promoção de ações para reinserção familiar ou comunitária e o auxílio na reconstrução de novos projetos de vida, respeitando sempre as escolhas do cidadão. 

“O Centro Pop é um espaço para o convívio grupal e social, onde desenvolvemos relações de solidariedade, afetividade e respeito. O prefeito Camilo Martins nos deu carta branca para criação deste espaço e, hoje, entregamos à comunidade um local agradável e acolhedor moldado por carinho e zelo”, destaca o secretário Adriano Mattos. 

Para o coordenador estadual do Movimento População de Rua, Daniel Paz dos Santos, centros de referência são norteados por ética à dignidade, diversidade e não discriminação.

“O POP gera oportunidades. Aqui as pessoas vem para tomar um banho, comer e retirar algum documento de identificação que tenha sido perdido. Para se ter uma ideia, morador de rua não tem residência fixa e isto muitas vezes o impede de encontrar algum trabalho digno”, explica Daniel que já frequentou uma casa de acolhimento, durante seu processo de ressocialização.

Mais sobre os centros para População em Situação de Rua

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua constitui-se em uma unidade de proteção social especial de media complexidade, de caráter público estatal, com papel importante no alcance dos objetivos da Política Nacional para a População em Situação de Rua. 

As ações desenvolvidas pelo Centro POP e pelo Serviço Especializado devem integrar-se às demais ações da política de assistência social, dos órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas - saúde, educação, previdência social, trabalho e renda, moradia, cultura, esporte, lazer e segurança alimentar e nutricional - de modo a compor um conjunto de ações de promoção de direitos, que possam conduzir a impactos mais efetivos no fortalecimento da autonomia e potencialidades dessa população.

 

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Palhoça

Comentários