Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Começa a feira de produtos de futebol de SC

Publicado em 09/09/2013 Editoria: Esporte Comente!


Começa nesta segunda-feira, dia 9, em Joinville, a III Feira de Produtos Oficiais e Licenciados dos Clubes Profissionais de Santa Catarina. O evento será realizado durante dois dias no Centro de Convenções da Univille, no bairro Bom Retiro (Zona Industrial) e funcionará das 10h às 22h.

Quem quiser conhecer o que os principais clubes do estado estão comercializando, devem estar lá. Nos estandes da Feira, serão apresentados todos os tipos de produtos licenciados, desde confecção (adulto, infantil e bebê), produtos de beleza, moda íntima, artigos para presente, linha pet, alimentação, calçados e muitos outros artigos para o torcedor.

Santa Catarina é o único estado brasileiro que reúne seus clubes numa feira deste tipo. A iniciativa é da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes), através do Projeto Futmarcas, criado no final de 2010 e que reúne atualmente dez agremiações: Criciúma, Avaí, Chapecoense, Joinville, Metropolitano, Brusque, Juventus, Camboriú, Figueirense e Inter de Lages – estes dois entraram este ano.

 

PIRATARIA MOVIMENTA R$ 700 BILHÕES POR ANO

Além da Feira, ocorrerá durante os dois dias o Seminário de Licenciamento, espaço onde os clubes vão discutir, entre outros assuntos, campanhas de combate à pirataria – mal que atinge em cheio o futebol brasileiro. As camisas são o principal item vendido pelos clubes e também são os que mais sofrem com os falsificadores. 

Embora não existam números exatos sobre o quanto é movimentado pela pirataria no Brasil, entre 2004 e 2011, a Receita Federal apreendeu cerca de R$ 7 bilhões em produtos ilegais. Enquanto isso, estudos da área de Marketing da Adidas mostram que os clubes perdem atualmente em torno de cinco vezes o que poderiam estar faturando.

A preocupação com o tema é grande, pois se estima que a pirataria e o contrabando movimentem mais de R$ 700 bilhões por ano no país. A preocupação da SCClubes com o tema foi um dos motivos para a criação do Futmarcas. E na Feira em Joinville, dentro da programação do Seminário, na noite desta segunda-feira, o assunto será tema de debate com a presença de Edson Luiz Vismona, presidente do Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade.

 

PROGRAMAÇÃO

DIA 9/9/2013

09h45 Credenciamento

10h Abertura Oficial da III FEIRA, com Wilfredo Brillinger (Presidente da Associação de Clubes)

10h30 A importância da união dos clubes, com Nereu Antonio Martinelli (Presidente do JEC e anfitrião da Feira)

11h A força da Marca no Esporte, com Andrei Copetti (Diretor de Marketing da Chapecoense)

14h A influência do esporte na moda, com a Coordenação de Moda da Udesc

14h50 Pirataria, Tolerância Zero em Santa Catarina, com Jair Antonio Schmidt (Secretário do Conselho Estadual de Combate a Pirataria – CECOP)

16h30 Unir para Crescer, com Piero Furlan (Comercial e Licenciamento do Atlético Paranaense e membro da Associação Brasileira de Licenciamento de Clubes de Futebol Profissional - ABRALIC)

19h30 O Mapa da Ilegalidade e Ações Corretivas, com Edson Luiz Vismona (presidente executivo do Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade – FNCP).  Após a palestra, haverá debate com os profissionais da área de licenciamento dos clubes e o secretário do CECOP.

 

DIA 10/9/2013

10h Credenciamento

10h30 Projeto Futmarcas – Novos Desafios, com Otilia Pagani (Coordenadora de Licenciamento da Associação)

11h10 Novas Mídias, com Pedro Oliveira (Diretor da Tomamidia, design e projetos da Univille)

13h50 Licenciamento: uma oportunidade de novos negócios, com Viviane Olimpio (Gerente Marketing do Criciúma)

15h Maximização de receitas através do ambiente digital, com Fábio Freitas (Diretor de Negócios do Figueirense Futebol Clube)

15h50 Eu Visto Esta Paixão – a visão do torcedor, debate com Gabriel Fronzi (blog Dois Lances) e Paulo Scarduelli (SCClubes)

18h Venda online – o que nos reserva?, com Fernando Kleimmann (Gerente de Marketing do JEC)

18h40 Palestra de Encerramento

 

Ø  Mais informações com a coordenadora do Futmarcas Otília Pagani, pelos fones (47) 9739.5041  e  (48) 7811.5038, ou com o gerente de marketing do JEC, Fernando Kleimmann, pelo fone (47) 8459.3111.

› FONTE: Célula Comunicação

Comentários