Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Manifestações de junho não refletem nas urnas, dizem especialistas

Publicado em 06/10/2014 Editoria: Eleições Comente!


foto: Professor Rogério Silva analisou os resultados da eleição deste ano - Carlos Kilian/Agência AL

foto: Professor Rogério Silva analisou os resultados da eleição deste ano - Carlos Kilian/Agência AL

Os resultados das eleições em primeiro turno de 2014 não refletiram os desejos de mudança política no Brasil expressos nas manifestações que reuniram milhares de pessoas em todo país no mês de junho de 2013. A conclusão é de especialistas em ciência política ouvidos pela Agência AL ao final do pleito deste domingo (5).

O professor de Ciências Sociais da Unisul, Valmir dos Passos, afirma que o povo tem um discurso retórico semelhante ao dos políticos. "Os políticos realmente tem um discurso moral, retórico. Esse mesmo discurso é semelhante no povo. Porém, fica apenas no plano do discurso. Quando o povo vai às urnas, outros valores emergem", analisa o especialista.

Passos disse que o resultado das urnas "definitivamente não demonstrou o espírito de mudança", clamado nas ruas. "O resultado para a Assembleia Legislativa por si só demonstra isso. Foi eleita uma bancada muito conservadora", pontuo o professor.

Opinião semelhante é compartilhada por Rogério Duarte Silva, professor de Direito Eleitoral no Cesusc. "O recado foi dado aos políticos. Mas o voto não refletiu o sentimento de mudança das manifestações", observou.

Eleição presidencial

Os dois professores avaliaram a queda de Marina Silva (PSB) como o principal reflexo da falta de mudança nas urnas. "Ela representava essa nova política que não se concretizou no discurso. Marina acabou voltando para o exato ponto de onde saiu em 2010. Isso é impressionante", disse o Valmir dos Passos.

Silva aposta numa campanha acirrada entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). "Vai ser pancadaria pura", acredita. "São dois grupos que se digladiam com duas visões diferentes de Estado".

 

› FONTE: ALESC

Comentários