Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Candidatos ao governo do Estado apresentam suas propostas em painel da Fecomércio SC

Publicado em 23/09/2014 Editoria: Eleições Comente!


foto: Painel contou com a participação dos candidatos Paulo Bauer, Eduardo Pinho Moreira, representando o governador licenciado Raimundo Colombo, e Claudio Vignatti

foto: Painel contou com a participação dos candidatos Paulo Bauer, Eduardo Pinho Moreira, representando o governador licenciado Raimundo Colombo, e Claudio Vignatti

Os principais candidatos ao governo do Estado de Santa Catarina participaram do painel promovido pela Fecomércio SC, na manhã desta segunda-feira, no auditório da federação. Claudio Vignatti (PT), Paulo Bauer (PSDB-PSB-PP-PPS-PRTB-PHS-PEN-SD-PTC) e o candidato a vice-governador Eduardo Pinho Moreira, representando o governador licenciado Raimundo Colombo (PSD-PMDB-PR-PTB-PSC-PSDC-PROS-PV-PRB-PCdoB-PDT-DEM), que não pôde comparecer por questão de saúde, apresentaram suas propostas e responderam a perguntas formuladas pelos vice-presidentes e conselheiros da Fecomércio.

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, entregou aos candidatos um exemplar da Carta do Comércio, documento com o resultado de uma pesquisa realizada com os empresários do setor terciário para identificar os principais desafios enfrentados nas diversas esferas da administração pública e que afetam a produtividade e a competitividade das empresas.

No documento, que foi distribuído também ao público que lotou o auditório da Fecomércio SC, são abordados temas como educação, inovação, infraestrutura, legislação trabalhista, ambiente econômico e captação de recursos.

"Em nossas reuniões regionais de Vice-Presidência, Conselho e de Diretoria, nos encontros promovidos por nossas Câmaras Empresariais, o debate acerca da situação econômica e das dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo está permanentemente em pauta. Por isso, esse diagnóstico se fez necessário para, justamente, identificarmos onde se localizam os gargalos que afetam o comércio de Santa Catarina, fazendo um levantamento detalhado sobre 45 itens que influenciam na nossa atividade econômica", afirmou Breithaupt, que destacou dois pontos da Carta do Comércio, a avaliação da infraestrutura como o principal gargalo da economia de Santa Catarina e a a ausência de incentivos públicos para o setor terciário.

Propostas

Pela ordem do sorteio, o primeiro candidato a falar foi o petista Claudio Vignatti, que anunciou como compromisso de campanha que, se eleito, não aumentará tributos em Santa Catarina. Falando sobre a Carta do Comércio, Vignatti disse que a tarifa de energia elétrica de SC é a mais alta do país, e que sua proposta é diminuir o ICMS incidente sobre ela.

Vignatti disse que pretende retomar o planejamento estratégico para o Estado, que segundo ele sofre com déficit de esgoto sanitário, com a precariedade dos aeroportos, ferrovias, duplicação de rodoviais e que, por esses problemas de infraestrutura, cresce menos que Paraná e Rio Grande do Sul.

Vignatti também afirmou que pretende modernizar a educação catarinense, acabar com a SDRs para e promover o enfrentamento ao crime organizado com o aumento do efetivo policial. Sobre investimentos, disse que sua intenção é fazer do Badesc um verdadeiro banco de desenvolvimento, criando um fundo garantidor para financiar o setor produtivo a juros mais baixos.

Segundo a falar, Paulo Bauer disse que as mudanças em Santa Catarina só serão possíveis se houver mudança, também, na forma como o país é administrado.

Segundo ele, o país precisa de uma nova direção e de uma reforma política, com o fim da reeleição, financiamento público de campanha, nova regra para os partidos terem representação no Congresso, de maneira a impedir o grande número de legendas de aluguel. Bauer também propõe uma reforma do pacto federativo, para que a União não concentre tanto os recursos gerados pelos estados e municípios.

O candidato tucano lembrou que SC é o sétimo maior pagador de impostos do país, mas é o 17º na recepção de investimentos. Bauer também criticou o Custo Brasil, que impede o crescimento do país com taxas, burocracia e legislação trabalhista ultrapassada que não permite o desenvolvimento do setor produtivo. Bauer também criticou o número elevado de secretarias em SC (52, mais do que as do PR e RS juntos) e os gastos do governo do Estado em propaganda e publicidade.

Por fim, coube ao vice-governador Eduardo Pinho Moreira falar em nome do governador licenciado Raimundo Colombo. Dizendo ter orgulho de ser catarinense, Moreira lembrou que o Estado tem o menor índice de mortalidade infantil do Brasil, o menor índice de desemprego e o menor índice de criminalidade.

Citou a caracterítica conciliadora do governador Colombro e afirmou que a descentralização promovida no governo de Luis Henrique da Silveira possibilitou muitas conquistas ao Estado, usando como exemplo o acesso asfaltado a todos os municípios catarinenses.

Na área da Segurança Pública, Pinho Moreira disse que 5,5 mil policiais foram contratados no atual governo e que, no Pacto por Santa Catarina, estão previstas mais 6 mil vagas no sistema prisional. Como médico, o vice-governador lembrou que a tabela do SUS não é reajustada há mais de 20 anos. Para Moreira, é justo que o governador Colombo prossiga à frente do governo porque nunca existiu um volume tão grande de obras no Estado quanto agora.

As perguntas formuladas pela plateia serão respondidas pelos candidatos e publicadas no site da Fecomércio nesta terça-feira (23).

› FONTE: Fecomércio

Comentários