Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de São José mantém ponto de descarte de pneus

Publicado em 04/09/2013 Editoria: São José Comente!


foto: divulgação

foto: divulgação

O local recebe, em média, dois mil pneus por semana

O descarte irregular de pneus inservíveis pode causar sérios riscos ao meio ambiente e à saúde pública. Para reduzir estes danos, a Prefeitura de São José mantém um ponto de coleta para destinação ambientalmente adequada desses materiais. O Ecoponto localizado no bairro Jardim Cidade Florianópolis arrecada cerca de 2 mil pneus por semana.

O local recebe o material descartado por borracheiros, recapadores e munícipes voluntários. “Essa iniciativa diminui as chances de proliferação dos mosquitos da dengue e a degradação do meio ambiente”, afirma ocoordenador do Programa de Combate às Endemias do Município, Ademir Rosa.

A água parada presente nos pneus depositados em locais impróprios permite a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue. Além da questão de saúde pública, um pneu pode demorar até 600 anos para se decompor naturalmente. Quando queimado ao ar livre, solta uma fumaça poluente e, lançado nos rios, pode atrapalhar o fluxo natural das águas, causando enchentes.

O material entregue no Ecoponto é repassado a Reciclanip, empresa sem fins lucrativos responsável pela destinação adequada dos pneus para a ação final. A parte considerada inútil é reaproveitada como combustível alternativo para as indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Pode servir ainda como componente para fabricação de manta asfáltica e asfalto de borracha.

Local de Coleta

O Ecoponto está situado na rua rua Célio Veiga, 1160, bairro Jardim Cidade Florianópolis, em São José. Os proprietários interessados no descarte devem efetuar cadastro prévio no local. A recepção é realizada as terças e quintas-feiras, das 8h às 12h. Os pneus devem ser transportados e descarregados pelo depositante e não devem conter água acumulada em seu interior.

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários