Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Saúde promove mudanças no atendimento às gestantes adolescentes

Publicado em 03/09/2013 Editoria: Geral Comente!


A Secretaria de Estado da Saúde vai transferir o atendimento obstétrico do Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, de Joinville, para a Maternidade Darcy Vargas, também localizado em Joinville. A decisão é motivada pelo baixo número de atendimentos feitos no centro obstétrico do Hospital Infantil – este ano, a média de partos é de 0,8 por dia. Em 2012, o número de partos foi de 1,5 a cada dia. A previsão é de que a mudança ocorra em outubro.

A secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, explica que o que está sendo feito é uma gestão inteligente do serviço. “Não estamos tirando o serviço, estamos apenas transferindo para a maternidade, que conta com toda estrutura para atender as mães adolescentes”. De acordo com informações da direção do Jeser Amarante Faria, o custo mensal para manter o centro obstétrico no Hospital Infantil é de R$ 210 mil, mesmo sendo feito menos de um parto diariamente.

O espaço físico onde hoje está o centro obstétrico será usado para instalação de 20 leitos de UTI neonatal – sete dos quais já existem atualmente em outro espaço do hospital e mais 13 que serão construídos com recursos autorizados nesta segunda-feira, 2, pelo governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, e pela secretária Tânia. A previsão é de que esses novos leitos estejam em funcionamento em março de 2014.

Com a decisão de transferir os partos para a Maternidade Darcy Vargas, o Hospital Infantil atenderá exclusivamente gestantes cujos bebês tenham diagnóstico intra-uterino de patologias cirúrgicas, ou seja, crianças que tão logo nasçam tenham de ser submetidos a cirurgias.

“Será uma troca. A Darcy Vargas vai ajudar o Hospital Infantil absorvendo os partos e o Jeser Amarante vai ajudar a resolver o problema de falta de UTI neonatal, que será muito importante para a maternidade”, explica a diretora executiva do Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, Estela Maria Cuchi.

› FONTE: Governo do Estado de Santa Catarina

Comentários