Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de Palhoça promove evento de incentivo ao aleitamento materno

Publicado em 19/08/2014 Editoria: Palhoça Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Iniciativa comemora a Semana Mundial da Amamentação e terá profissionais da saúde para orientar as participantes.

Para comemorar a Semana Mundial de Amamentação, cuja data oficial é de 1º a 7 de agosto,  a Secretaria de Saúde de Palhoça promove o evento “Amamentação: uma vitória para toda a vida!”. Além de promover o aleitamento materno, a secretaria vai levar pediatras e nutricionistas para um bate-papo com as mamães. O ponto de encontro será a Praça Sete de Setembro, no Centro, neste sábado (23) às 9h.

Outras atividades inerentes ao assunto também fazem parte do cronograma, que contará com assistentes sociais para falar sobre os direitos da mãe durante o período puerperal, com fisioterapeuta instruindo sobre a postura ideal para amamentar e uma odontóloga pediatra, que vai ensinar como fazer a higiene bucal do bebê.

“É inquestionável a importância da amamentação para o desenvolvimento da criança. Esta ação da Secretaria de Saúde visa propagar a relevância do aleitamento materno a todos, contando com profissionais capacitados em diversas áreas da saúde”, destaca o prefeito, Camilo Martins.

“Também levaremos ao encontro a responsável pelo banco de leite do Hospital Regional de São José, que oferecerá instruções sobre produção, coleta, armazenamento e distribuição do leite”, completa o secretário de Saúde, Rosinei Horácio, convidando as mães palhocenses que estão em fase de amamentação a participarem das atividades. A Secretaria oferecerá frutas e água a quem comparecer.

Semana Mundial de Amamentação

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história global focada em três pilares: sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Desde a sua criação, em 1948, a Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolve ações voltadas à saúde da criança, devido a preocupação com a mortalidade infantil.

A Semana – oficialmente celebrada entre 1º e 7 de agosto – é considerada uma importante ferramenta para a promoção da amamentação, ocorrendo em 120 países. No Brasil, o Ministério da Saúde é o responsável pela organização do evento e um dos principais pontos de suas campanhas é conscientizar sobre a importância do leite materno como única fonte de alimentação para o bebê até os 6 meses de idade. Depois deste período, recomenda-se que o aleitamento continue até os 2 anos, junto com a inserção de outros alimentos.

 

 

› FONTE: Prefeitura de Palhoça

Comentários