Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

LIDE SANTA CATARINA debate sobre o futuro do varejo no Brasil

Publicado em 03/09/2013 Editoria: Geral Comente!


Almoço Empresarial - Foto Angelo Santos

Almoço Empresarial - Foto Angelo Santos

Almoço Empresarial para filiados do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais foi realizado nesta terça-feira (3) no CentroSul e contou com a presença do CEO da Riachuelo Flávio Rocha

Nesta terça-feira, o CentroSul  - Centro de Convenções de Florianópolis recebeu o Almoço Empresarial, terceiro evento no ano que reuniu representantes das empresas filiadas ao LIDE Santa Catarina. O encontro teve como tema principal “A contribuição estratégica do varejo para o país”, apresentado pelo palestrante convidado, o CEO da Riachuelo, Flávio Rocha, mediado pelo presidente do LIDE Comércio, Marcos Gouvêa, e debatido pelo presidente do Grupo Angeloni e Diretor do LIDE SC Comércio e Varejo, José Augusto Fretta.

Considerado atualmente como o setor da economia que mais cresce no Brasil, o varejo foi citado por Flávio Rocha como o maior empregador do país, ultrapassando sete milhões de cargos ocupados. Rocha explicou que a mudança no papel do varejo é recente, já que durante muito tempo foi um coadjuvante na cadeia de suprimentos. “Hoje, o setor ocupa uma posição similar a indústria dos anos 50, porém representa uma baixa participação no PIB brasileiro. O varejo informal esta diminuindo, inclusive no Brasil, e a meta é chegar a 30% do PIB em 10 anos,” completa o empresário. Novas tecnologias e aplicação de políticas públicas foram citados pelos debatedores  como fatores que influenciam na formalização do setor. Segundo, o presidente do Grupo Angeloni e Diretor do LIDE SC Comércio e Varejo, José Augusto Fretta.  a “eficiência operacional e a alta performance norteiam o bom momento do varejo no país.”

O presidente do LIDE SANTA CATARINA, Wilfredo Gomes, salientou em seu discurso a importância do setor para fomentar a economia do país. “Ouvi o Flávio dizer hoje que o varejo é a locomotiva do Brasil”. O empresário comentou ainda sobre a atuação do LIDE no Estado e citou a FIESC, Zen S/A e Estaleiro Schaefer Yatchs como empresas que se filiaram recentemente ao Grupo.

 

Calendário de eventos

 

O Almoço Empresarial faz parte do calendário de eventos de 2013 do LIDE SANTA CATARINA, que até o final do ano terá outros eventos desenvolvidos em parceria com o Comitê de Gestão. Os formatos desses encontros são variados: debates, seminários, fóruns e almoços, todos realizados com conteúdo exclusivo e de grande interesse das lideranças empresariais do Estado.

Atuando em Santa Catarina desde janeiro de 2013, o LIDE já conta com empresas líderes em seus segmentos como filiadas no Estado. São elas Angeloni, Ascensus, Trading Logist, Banco BTG Pactual, CFL Administração e Gestão de Imóveis, CIASC, Clear Educação, COAN Gráfica, Diário Catarinense, Distle, Dudalina, First S/A, Giacomelli Imóveis LTDA, Gran Mestri, Grupo Habitasul, Grupo RIC SC, Guga Kuerten Participações, Hotel Magestic Palace, Intelbras, J.A. Urbanismo, Jo Cintra Boutique Viagens, DOT Digital Group, Laranjeiras Operações Portuárias, Librelato, Makenji, Menezes Niebuhr Advogados Associados, Multicorp, Nexxera, Pedra Branca, Portobello, Prosul, Reason Tecnologia, Royalpack, Sebrae-SC, Selbetti, SICOOB, Somma Investimentos, SPR Investimentos & Participações, Taroii Investimentos, Tëxtil Renauxview S/A, UNIMED Grande Florianópolis, Villaggio Grando Boutique Winery, Estaleiro Schaefer Yatchs, Alamo Construtora, OI, COPOBRAS, Zen S.A, All Entretenimento, FECOMÉRCIO, Almeida Junior, Santa Luzia Molduras, FIESC.

Entre os critérios para filiar-se ao LIDE SANTA CATARINA estão: ser uma empresa líder em seu segmento que pratique a governança corporativa, ter pelo menos um programa de apoio constante no terceiro setor e projetos associados ao meio ambiente.

 

Em tempo: Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais possui dez anos de atuação. Atualmente, são mais de 1.600 empresas filiadas, que representam mais de 50% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para projetos sociais. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

Atualmente, o Grupo conta com Unidades Regionais, Internacionais e Setoriais, totalizando 33 frentes de atuação, e Santa Catarina é o décimo Estado brasileiro no qual o LIDE se estabeleceu.

› FONTE: Estrutura de Comunicação

Comentários