Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Governador inicia missão para China e Emirados Árabes

Publicado em 03/09/2013 Editoria: Geral Comente!


Uma comitiva catarinense, liderada pelo governador Raimundo Colombo, inicia nesta terça-feira, dia 3 de setembro, missão oficial para China e Emirados Árabes Unidos. Na China, a comitiva visita a sede da fabricante de caminhões Sinotruk, na cidade de Jinan, capital da província de Shandong, onde será assinado o contrato para a instalação da fábrica da marca em Lages, na Serra Catarinense. Nos Emirados Árabes, a comitiva participa de encontros com autoridades da área portuária e do comércio exterior de Dubai.

Fazem parte da comitiva o governador Raimundo Colombo; o presidente da SCPar, Paulo César da Costa; o ajudante de ordens, tenente-coronel Luiz Carlos Vitório; a diretora de Missões da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, Fabiana Staudinger; o diretor de Imprensa da Secretaria de Comunicação, Claudio Thomas; e o cinegrafista da Secom, Airton Fernandes.

A visita à fábrica sede da Sinotruk está programada para a sexta-feira, dia 6. Participam do encontro, o presidente da montadora chinesa, Ma Chunji, e o governador da Província de Shandong, Guo Shuqing.

A unidade de Lages será a primeira fábrica da Sinotruk fora da China. O investimento para construção é da ordem de R$ 300 milhões. A unidade vai gerar 400 empregos diretos e cerca de 700 empregos indiretos ligados à cadeia de fornecedores. Terá capacidade inicial para produzir cerca de 5 mil caminhões por ano, número que aumentará para 8 mil veículos por ano após os três primeiros anos de operação. A construção da unidade, no Polo Industrial de Índios, em Lages, ao lado da BR-282, deve começar em 2014 e durar um ano.

Na segunda-feira, dia 9, a comitiva chega a Dubai, onde participará de reuniões com empresários do setor portuário e com empresas de comércio exterior. Também está programada uma visita oficial ao Porto de Dubai, um dos maiores do mundo. A chegada da comitiva em Florianópolis está prevista para sexta-feira, dia 13.

Negócios no Exterior

Esta é a sétima viagem de Colombo para o Exterior desde o início do governo. Em junho deste ano, o governador esteve no Japão para assinatura do acordo que garantiu a abertura do mercado japonês para a carne suína catarinense.

E em maio, esteve na Europa para encontro com diretores da BMW, na Alemanha, e com dirigentes da Red Bull, na Áustria.

Em 2012, foram duas missões: uma para a Ásia (onde foram visitadas empresas e representantes do governo do Japão e da China) e uma aos Estados Unidos, onde Colombo visitou o Bank of América, reduzindo as taxas de juros de transações financeiras anteriores promovidas pelo governo do Estado.

Em 2011, foram outras duas missões: uma para Europa, onde o governo iniciou tratativas com a BMW, e outra para Japão e Coreia do Sul, onde o governo fez encaminhamentos para liberação da carne suína catarinense e para a implantação no Estado de empresas como a LS Mtron, fabricante coreana de tratores.

› FONTE: Governo do Estado de Santa Catarina

Comentários