Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cavalos aposentados da PM serão doados na quinta-feira

Publicado em 03/09/2013 Editoria: Geral Comente!


Épico, Falcon, Beijing, Valete, Ariribá e Ébano estão prestes a mudar de endereço. Os cavalos, que moram atualmente na Guarnição Especial da Polícia Montada (cavalaria da Polícia Militar), em São José, serão doados oficialmente nesta quinta-feira, 5, às 9h30. O destino será duas entidades: o Instituto Ambiental Ecosul e a Orionópolis Catarinense, que cuida de pessoas com necessidades especiais. Os animais prestaram serviços à corporação e foram aposentados por não terem mais idade ou por falta de condições físicas para o trabalho na PM.

Além dos seis cavalos que estão em Florianópolis, outros três,  que estão em Lages, também serão doados.  Os três animais destinados à Orionópolis serão utilizados na prática da Ecoterapia, método que usa o cavalo no desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais físicas ou mentais. Na entidade, os animais vão contribuir para a educação de 32 pessoas, de 15 a 65 anos, que vivem no local. “Além dos benefícios motores que as pessoas com necessidades especiais adquirem ao montar um cavalo, a própria convivência com o animal ajuda na parte comportamental”, explica o coordenador da Ecoterapia, Cleiton Marcel de Oliveira. A carga de trabalho por dia para cada animal será de 1h30 no máximo. No restante do tempo, os cavalos ficaram soltos no pasto.

O Instituto Ambiental Ecosul cadastrou proprietários de sítios interessados em receber os animais. Todos vão assinar um termo de responsabilidade em que se comprometem a cuidar dos cavalos sem usá-los para o trabalho. A organização irá acompanhar e visitar os animais com frequência. “Há mais interessados que cavalos para serem doados e estamos felizes com o trabalho realizado e com a informação de que animais não devem mais ser encaminhados a leilões”, afirma o presidente do Instituto, Halem Guerra Nery.

Precedente

A doação dos nove equinos abre um precedente no tratamento de animais que sejam de propriedade do Governo do Estado. Até abril deste ano, todo o animal que não tinha mais condições de prestar um serviço, era destinado a leilão. O procedimento está de acordo com a legislação estadual, já que os animais são considerados bens móveis do Estado. Com o interesse e a mobilização de entidades em redes sociais, a Secretaria de Estado da Administração, responsável pelos bens do Estado, decidiu retirar esses cavalos de um leilão que ocorreu em abril. “A mobilização das entidades, principalmente nas redes sociais, foi algo único e que não havia ocorrido ainda. Entendemos isso, analisamos os quesitos legais e, por meio de decreto, conseguimos legalizar a doação desses animais”, explica o diretor de Gestão Patrimonial, Pedro Roberto Abel.

O decreto nº 1.697/2013, que oficializou a doação, foi publicado no Diário Oficial do Estado em 28 de agosto. 

Saiba mais
Entrega oficial dos cavalos aposentados da PM
Dia 5, quinta-feira - 9h30
Na Guarnição Especial da Polícia Montada (cavalaria da PM)
Rua Emídio Francisco da Silva, s/nº, bairro Ipiranga, São José

› FONTE: Secretaria de Estado da Administração

Comentários