Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Exposição de bicicletas antigas reúne admiradores no Passeio Pedra Branca

Publicado em 06/08/2014 Editoria: Palhoça Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Relíquias podem ser encontradas entre as 30 peças do colecionador Hélio Becker, até o dia 31 de agosto.

Uma relíquia de 1910, da marca Philips, é uma das peças mais importantes da exposição de bicicletas antigas, aberta ao público no Passeio Pedra Branca, em Palhoça. Oportunidade única para os apaixonados e curiosos por esse veículo que já foi utilizado como meio de transporte, passeio, trabalho e até mesmo como instrumento militar, na Europa.

Trinta peças do colecionador Hélio Becker, 54 anos, estão expostas na Praça Coberta do Passeio. Dono de um acervo centenário de bicicletas com peças originais e fabricadas em diferentes países, como Alemanha, Itália, Suíça e Brasil, Becker se emociona com o carinho que recebe de quem confere a exposição. “Vem muitas famílias, muitos admiradores da bicicleta e pessoas que a usam como um estilo de vida. Com a exposição, pretendo incentivar o uso da bicicleta e conscientizar para os benefícios de pedalar”, conta o expositor que andou sozinho numa bicicleta, pela primeira vez, aos 12 anos, em Santo Amaro da Imperatriz, cidade onde cresceu e se acostumou, a exemplo de familiares e amigos, a usar a bicicleta para ir à escola e passear.

Sua coleção iniciou há cerca de 20 anos, quando Becker começou a reformar uma bicicleta velha, depois disso, não parou mais. Hoje possui mais de 100 bicicletas, a maioria já restaurada por ele mesmo em uma oficina montada em sua casa, em São José. As relíquias sobre rodas carregam um pouco da história, as Bianki, originalmente fabricadas na Itália, foram trazidas de lá por imigrantes, na década de 30, e permanecem em uso até hoje.

Para garantir que todas tenham a devida atenção, o colecionador pedala com cada uma em dias alternados. “A maioria das peças do acervo eu adquiro em ferro-velho, oficinas e com ciclistas que querem se desfazer das bicicletas. Restauro e os que já conhecem minha coleção costumam me procurar sempre que sabem de alguma novidade, alguma peça, que seja interessante para o acervo”, diz Becker.

O colecionador costuma literalmente passear com sua exposição. Antes de Palhoça, Becker já esteve com as bicicletas históricas em Campinas (SP), Curitiba e Balneário Camboriú. Além da Philips 1910, há outras marcas que se destacam na exposição, como Bianki, Caloi, Centrum, Mercswiss, Monareta, Monark, Oxford, Peugeot e Wanderer. A exposição será um passeio pelas importadas e nacionais com data de fabricação de 1910 até anos de 1970. A entrada é gratuita.

Serviço

O quê: Exposição Bicicletas Antigas

Quando: 1º a 31 de agosto de 2014

Onde: Praça Coberta do Passeio Pedra Branca, Palhoça

Horário: 10h às 21h de segunda a sábado; 14h às 20h, aos domingos e feriados

Preço: entrada franca

 

 

 

› FONTE: Palavracom

Comentários