Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Maciço do Morro da Cruz vira canteiro de obras

Publicado em 05/08/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Servidão Siqueira

foto: Servidão Siqueira

Prefeito e secretário de Habitação acompanham andamento dos trabalhos.

Dando continuidade ao conjunto de obras que estão mudando o perfil do Maciço do Morro da Cruz, o prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Rafael Hahne, estiveram na manhã desta terça-feira (5) acompanhando o andamento dos trabalhos em quatro comunidades da região. A primeira foi na servidão Germinal Moreira, na região da rua Ângelo La Porta, que está sendo pavimentada.

A vistoria foi acompanhada por membros do Conselho Comunitário da Região do Banco Redondo (Conseban), Neide Oliveira de Almeida e Suélio Mesquita. Ambos festejaram o início das obras e disseram que esta é a primeira vez que a Prefeitura lhes dá atenção.

Outra a comemorar foi a moradora Odete Lima, diretamente beneficiada, já que mora na própria servidão: "Era um caminho horrível e com muito mato. Era um sufoco andar por aqui, tínhamos de calçar botas de cano alto. Um tempo atrás, eu escorreguei e levei seis pontos no joelho", contou.

O prefeito informou que as obras devem ficar prontas em 60 dias e que, ao final, a servidão vai receber iluminação pública. “O local era muito precário e já estava se tornando um problema sério de segurança para os moradores", disse.

A segunda visita foi ao início das obras de construção de um muro de contenção no Morro do Céu. Em 2008, as fortes chuvas que castigaram Florianópolis provocaram o deslizamento de terra no morro, o que acabou provocando o desmoronamento de uma casa. A família que habitava o imóvel destruído mora de favor até hoje e deve receber uma casa modular, que será erguida em absoluta segurança após a conclusão do muro.

Outro muro de contenção em obras foi visitado pelo prefeito e pelo secretário na comunidade do Jagatá. Após a conclusão da obra, serão construídos no local um centro comunitário e quatro casas modulares. "A construção do muro trará mais segurança para toda esta comunidade e o local receberá ainda, ao final, uma reurbanização total da área", contou o secretário de Habitação.

Bem perto dali, houve a vistoria das obras na servidão Siqueira, obras que a comunidade aguardava havia mais de 30 anos. No local, está sendo construído uma rampa, com escadaria, guarda-corpo e rede de água e esgoto. A servidão é uma via de acesso importante, mas muito precária.

"Tem morador aqui que não sai de casa há mais de quatro anos, porque não conseguia caminhar na trilha de mata fechada que tinha antes. Para quem não tem problema nas pernas já é difícil, imagina para eles que têm dificuldade de caminhar", ponderou Zulimar Alves.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários