Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Ordem do desfile das Escolas de Samba é sorteada em evento

Publicado em 05/08/2014 Editoria: Carnaval Comente!


foto: Jerônimo Carmo

foto: Jerônimo Carmo

 

Uma noite que mostrou como se faz carnaval com seriedade, empenho e visão. Personalidades do samba e da cidade de Florianópolis compareceram em peso ao Teatro Álvaro de Carvalho para acompanhar o sorteio da ordem do desfile 2015 dos grupos Especial e Acesso. 

A noite começou com a execução do hino nacional e do Rancho de Amor à Ilha, hino oficial do município. Depois, veio o discurso do presidente da Liesf, Joel da Costa Júnior, que enalteceu o trabalho da diretoria e, emocionado, falou da importância cultural do desfile das escolas. "É um momento histórico deste patrimônio cultural da cidade. O Carnaval de Florianópolis finalmente amadureceu".

Em seguida, o discurso foi do secretário estadual de Turismo Filipe Mello que teceu elogios ao evento e afirmou o repasse em quatro parcelas da verba às escolas por meio da Liga. "Parabéns ao povo do samba. Evento que marca a história do carnaval na cidade. De antemão, informamos o repasse da verba em 4 parcelas. A nossa parte está garantida".

O prefeito Cesar Souza Junior foi quem encerrou os discursos e informou que em 30 dias será divulgado o cronograma de repasse da verba municipal às escolas além da cessão de uso da passarela à Liesf. "Em 30 dias, assinarei a cessão e a Passarela ficará sob responsabilidade das escolas para negociar patrocínio, camarote e promover esta festa da cidade."

Sorteio do Acesso

Antes do início do sorteio da ordem do desfile do Grupo de Acesso, a escola de samba Acadêmicos do Sul da Ilha, da Tapera, fez uma apresentação no palco do TAC com todos os segmentos da agremiação. O intérprete Nelipe Costa cantou os sambas campeões de 2012 e 2014, campeões na avenida.

Em seguida, foi iniciado o sorteio. Como todos já sabiam que a Acadêmicos do Sul da Ilha será a primeira e a Palhoça Terra Querida a segunda a desfilar em 2015, pelos critérios já estabelecidos antes do evento, o público pôde conhecer a ordem das demais escolas. O resultado final do Acesso ficou assim:

 

Acesso — Sexta-Feira de Carnaval (13/02/2015)

 Acadêmicos do Sul da Ilha

 Palhoça Terra Querida

 Nação Guarani

 Império Vermelho e Branco

 Amigos do Caramuru

 Futsamba Josefense

 

Shows da Dascuia e Protegidos

E para deixar o público ainda mais cuirioso, as escolas de samba Dascuia (Campeã do Acesso em 2014) e Os Protegidos da Princesa (Campeã do Especial 2014) se apresentaram no palco do TAC antes do sorteio principal da noite.

A Verde e Rosa do Morro do Céu cantou sambas históricos, incluindo o de 2014 que venceu o carnaval na Nego Quirido com o enredo sobre Xangô. A agremiação trouxe o grupo musical, o mestre de bateria Dudu Calixto, além da ala das passistas.

Na sequência, o show coube à escola Os Protegidos da Princesa que deu um show com a Bateria Furiosa de Floripa, sob o comando do mestre Marcelo Dutra. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Luiz Carlos de Araújo (Lú) e Patricia Gomes emocionou o público. A escola cantou o samba-exaltação e o samba-enredo de 2014, campeão contando a história do artista Willy Zumblick.

 

Sorteio do Especial

Eram poucos mais de 22h quando o público começou a cruzar os dedos para acompanhar o sorteio da elite do carnaval de Florianópolis. Com a definição da ordem para Dascuia e União da Ilha da Magia, restavam as quatro posições, de segundo a sexto.

A Consulado foi sorteada para desfilar em terceiro, na bolinha escolhida por Lídio da Costa, o Lidinho, membro da Velha-Guarda da Copa Lord. Depois, a escola do Morro da Caixa foi sorteada para ser a quarta a desfilar. Por fim, o sorteio apontou a Unidos da Coloninha como a última a desfilar e Os Protegidos da Princesa como a quinta a desfilar em 2015.

 

Especial — Sábado de Carnaval (14/02/2015)

Dascuia

União da Ilha da Magia

Consulado

Embaixada Copa Lord

Os Protegidos da Princesa

Unidos da Coloninha 

 

 

 

› FONTE: Liesf

Comentários