Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura lança SAMUVET nesta sexta-feira (01)

Publicado em 01/08/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Atendimento Móvel de Urgência Veterinária é inédito no país.

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, e o Secretário de Saúde, Daniel Moutinho Júnior, lançam nesta sexta-feira (1º), em solenidade marcada para 10h, na sede da Guarda Municipal, no Bairro Coqueiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária, SAMUVET.

A Capital catarinense será a primeira cidade do país a oferecer o serviço de resgate de animais feridos. O SAMUVET será acionado exclusivamente pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), diante de ocorrências atendidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, em casos avaliados como de extrema necessidade. Desde que envolvam cães e gatos de rua, animais utilizados em farra do boi, bem como cavalos que até tenham proprietários, mas que sejam encontrados sozinhos.

 “A Prefeitura será acionada somente quando a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal não tiverem condições de resolver o problema no local”, esclarece o Diretor do Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Saúde, Eduardo Cavallazzi, idealizador do projeto.

Ele conta que a ideia de criar o serviço inédito no Brasil surgiu da necessidade de dar respaldo aos órgãos de segurança pública.

“Atualmente, quando animais de rua são atropelados ou baleados, em horários fora do expediente da Diretoria de Bem-Estar Animal, ou seja, durante a noite e nos finais de semana, ficavam sem ter para onde levar ou como atender, em situações extremas”, explica.

Também de acordo com Cavallazzi, atualmente, a Diretoria de Bem-Estar Animal atende, no seu horário normal de funcionamento, aproximadamente 15 casos de cães, gatos e cavalos atropelados ou baleados, por semana.

Já as ocorrências envolvendo animais de rua durante a madrugada geralmente são fatais, em razão da alta velocidade em que transitam os veículos. Mesmo assim, a Polícia Militar se depara com quatro a cinco situações que requerem cuidados especiais, neste turno, mensalmente. Com o serviço, dois veterinários se revezarão dia e noite, a fim de prestar atendimento em tempo integral.

SAMUVET

O SAMUVET consiste num veículo (Zafira), identificado com a logomarca do serviço, que será guiada por um motorista acompanhado de um médico veterinário com uma maleta de primeiros socorros.

 Após o término do plano-piloto, em que o SAMUVET vai funcionar 24 horas por dia durante o período de 90 dias, a Secretaria de Saúde vai definir as diretrizes de atendimento a serem seguidas, que irão constar de decreto do prefeito Cesar Souza Júnior.

“Queremos centralizar e padronizar o atendimento às ocorrências envolvendo os animais de rua de Florianópolis”, reforça Cavallazzi, destacando o apoio do secretário municipal de Saúde, Daniel Moutinho Júnior.

LISTA DE ATENDIMENTOS

1 – Animais de rua atropelados que estejam em via pública;

2 – Animal feroz que tenha de fato atacado pessoas em via pública, que não tenha proprietário;

3 – Cavalo solto em via pública que esteja colocando o trânsito de veículos ou pessoas em risco, que não tenham proprietários;

4 – Animal oriundo da prática da farra do boi, que esteja contido no local.

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários