Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Ponta do Leal: Construção de prédios é autorizada

Publicado em 28/07/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O sonho de mudar-se para uma casa nova, muitas vezes melhor do que a atual, começou a tornar-se realidade para os moradores da Ponta do Leal, no Balneário do Estreito (Continente): o prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Habitação, Rafael Hahne, autorizaram na manhã desta sexta-feira (25) o início das obras de construção do conjunto de apartamentos que vai abrigar a comunidade que hoje mora, em condições precárias, em palafitas cravadas à beira do mar.

Orçado em R$ 5,6 milhões, o conjunto é o segundo projeto do programa Minha Casa Minha Vida de Florianópolis e prevê a construção de quatro blocos, com um total de 88 apartamentos. A previsão de conclusão da obra é de 18 meses.

A área onde está a comunidade da Ponta do Leal começou a ser ocupada na década de 1970. Ao longo dos anos, houve adensamento populacional, com construções desordenadas e precárias. A área, que é pública e de preservação ambiental, será totalmente recuperada após a saída das famílias.

Atualmente, os moradores ocupam pequenas casas de madeira, sem qualquer estrutura de saneamento; em alguns pontos da comunidade, formam-se palafitas. Os moradores serão relocados para um terreno ao lado, com área de 4.135,67mª, doada pela União e pelo Município ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para que fosse viabilizada a construção do empreendimento.

O projeto prevê a construção de um conjunto habitacional de quatro blocos, com 88 apartamentos de dois dormitórios, sala, cozinha, área de serviço, sacada e banheiro. O condomínio terá ainda um playground, 15 vagas de estacionamento para carros e 30 para motocicletas.

Duas casas e um rancho

João Geraldo Carvalho, 53 anos, morador mais antigo da comunidade, contou que, quando chegou, só havia duas casas e um rancho de pesca. "Isso aqui nunca foi visto por ninguém e por político nenhum. Aí veio o prefeito Cesar e nos ajudou. Muitos prometeram, mas ele veio e abraçou a nossa causa", comemorou.

Outro morador, João Luiz Oliveira, o Gão, morador da comunidade há cerca de 27 anos e presidente da associação de moradores da Ponta do Leal, contou aos presentes do aprendizado pessoal que teve ao lutar pelos direitos da comunidade. "Nossa luta é grande e sempre foi muito importante."

Ele endereçou um agradecimento especial ao secretário Rafael: "Este bateu no peito e pediu ao prefeito Cesar para executar a obra, sempre ajudou muito nossa causa". Pediu aos moradores para valorizarem a conquista: "Não se iludam com as pessoas que vieram querendo comprar os apartamentos de vocês. Se venderem aqui, não vão conseguir comprar em nenhum outro lugar, e aí vão morar numa outra favela novamente."

O secretário de Habitação lembrou da demanda histórica que era a comunidade da Ponta do Leal. "Fico feliz, enquanto técnico, de participar desse momento. Após muito trabalho, o projeto vai sair." Hahne agradeceu por fazer parte desta história e finalizou: "Estamos sonhando com vocês e estamos transformando este sonho em realidade."

O prefeito parabenizou Hahne pelo competente trabalho e por liderar  uma grande equipe. Falou da importância deste dia para a vida dos  moradores da comunidade. "Hoje é um dia de muita alegria, em que o trabalho de diferentes pessoas contribuiu para que este projeto pudesse ser executado", disse Cesar Souza Junior.

Para o prefeito, o Minha Casa Minha Vida da Ponta do Leal será o mais belo do Brasil. "Os moradores são privilegiados com o cenário que terão de suas janelas", lembrou.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários