Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Palhoça se prepara para enfrentar períodos de chuva intensa

Publicado em 23/07/2014 Editoria: Palhoça Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

El Niño deve provocar instabilidades com acúmulo de até 300mm em agosto.

Para minimizar os riscos de alagamento e enchentes em Palhoça, a Secretaria de Serviços Públicos está realizando a limpeza de valas e rios do município. A medida vai preparar a cidade para as fortes chuvas – em consequência do El Niño – previstas para o próximo mês.

O alerta foi emitido pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) à Defesa Civil Municipal. Até o momento, mais de 80% dos córregos e valas já foram limpos.

Na última segunda-feira (21), uma máquina e três caçambas da Prefeitura Municipal fizeram o asseio da principal vala localizada no bairro Passa Vinte. Na semana passada, o serviço de desassoreamento foi realizado na comunidade do Pacheco e no Centro da cidade. “Começamos a prevenção em 2013, com a retirada de lama e lixo em valas do Rio Grande e Nova Palhoça.

Logo em seguida, fizemos a drenagem do canal localizado entre a cabeceira do bairro Bela Vista e a BR 101, no Pagani, no Caminho Novo, do Alto Aririú ao Pacheco, e do Brejarú ao Frei Damião”, destaca o secretário de Serviços Públicos, Reni Schweitzer. O desentupimento das bocas de lobo e bueiros está a cargo do Samae, que comprou um caminhão hidrojato para promover o serviço. A limpeza deve começar em 10 de agosto.

A principal recomendação à população que vive em área de risco (encostas, beira de rios e valas) é deixar suas residências e dirigir-se a um local seguro, como casa de parentes e amigos, ao perceber o aumento na intensidade das chuvas.

“Destacamos a importância de desligar a rede elétrica antes de abandonar a residência. A água propaga a energia com rapidez e se uma pessoa tem contato com o local pode receber uma descarga muito forte de eletricidade”, explica o técnico em defesa civil, Wiser Pina.

Palhoça deve acumular até 300mm no período

De acordo com a Epagri, Palhoça terá um período de intensas chuvas com acúmulo em torno de 250mm a 300mm. Este grande volume de água pode causar alagamentos, cheias de rios e deslizamentos de encostas. “Desde o momento em que recebemos esta informação, mobilizamos a Defesa Civil Municipal, que intensificou os trabalhos de orientação e prevenção junto à população em área de risco.

Outros setores ligados a Prefeitura, como o Samae, também estão desenvolvendo ações para minimizar os efeitos das chuvas em Palhoça”, afirma o prefeito Camilo Martins.

Apesar de todo o trabalho de prevenção, a Defesa Civil informa que caso haja um volume intenso de chuvas e vento sul no mesmo período, a probabilidade de alagamentos é grande, em decorrência da localização geográfica do município, que fica no mesmo nível do mar.

As chuvas intensas são consequências do El Niño, fenômeno que provoca o aquecimento do Oceano Pacífico aumentando o volume de precipitação no Brasil.

“Para minimizar ao máximo os riscos de enchente, pedimos à população que colabore com a administração pública e não jogue lixo e entulho nas valas, pois isso dificulta bastante o escoamento da água. Estamos fazendo o máximo para evitar os alagamentos, mas também precisamos da colaboração dos munícipes”, conclui o prefeito.

 

 

› FONTE: Prefeitura de Palhoça

Comentários