Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

IPVA de veículos com placa final 8 vence nesta segunda-feira, 2 de setembro

Publicado em 02/09/2013 Editoria: Geral Comente!


Donos de veículos com placa final 8 que não optaram pelo pagamento parcelado do IPVA 2013 tem até esta segunda-feira, 2/9, para quitar o imposto em cota única sem cobrança de multa. O prazo para parcelamento terminou no dia 10 de agosto. A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), responsável pelo recolhimento do imposto, lembra que os vencimentos do IPVA dependem do final da placa do veículo, mas os contribuintes podem antecipar o pagamento do imposto a qualquer momento. 

A guia de pagamento do IPVA, taxas, multas e seguro DPVAT pode ser tirada na internet e paga nas agências bancárias conveniadas: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, Unibanco, Sistema Bancoob/Sicoob, HSBC, Sicred e Cecred. A quitação do IPVA é um dos requisitos para que o proprietário possa licenciar o veículo. O não pagamento também implica em Notificação Fiscal, com multa de 50% do valor devido, mais juros SELIC ao mês ou fração. Se a Notificação Fiscal não for quitada, a mesma será inscrita em dívida ativa do Estado.

Santa Catarina ultrapassou em abril a marca de 4 milhões de veículos, tornando-se a sexta maior frota do Brasil. A arrecadação do IPVA é de competência dos Estados e do Distrito Federal, mas 50% são repassados ao município em que o veículo estiver licenciado. A receita do imposto é utilizada para investimentos em áreas como saúde, educação, segurança e saneamento, ou seja, não é exclusiva para obras viárias. 

Mais informações e calendário com vencimentos estão disponíveis no site

Como gerar a guia de pagamento

- Acesse o site da Fazenda

- Na barra lateral direita, clique no link IPVA no campo Serviços Mais Acessados

- No campo Serviços Relacionados, à direita, clique em Consulta Valor de IPVA e digite o número da placa e Renavan do veículo

- Em seguida, clique sobre o item que deseja pagar (exemplo: Licenciamento Anual 2012, IPVA cota única 2013)

- Imprima o boleto e faça o pagamento em qualquer agência bancária conveniada

- Após o pagamento e compensação, vá até o Ciretran mais próximo e retire o documento novo 

Mais informações:

Calendário com vencimentos está disponível no site

CAF – CENTRAL DE ATENDIMENTO FAZENDÁRIA

0300-645-15-15

Das 8 às 18 horas

› FONTE: Governo do Estado de Santa Catarina

Comentários