Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de Palhoça inaugura Centro de Referência em Saúde Mental

Publicado em 21/07/2014 Editoria: Palhoça Comente!


Ambulatório poderá dobrar a capacidade de atendimento em psiquiatria no município.

A partir de agora Palhoça conta com um Centro de Referência em Saúde Mental. O espaço, que funciona em parceria com a Unisul, foi inaugurado na última quinta-feira (17), pelo prefeito Camilo Martins e pelo secretário de saúde, Rosinei de Souza Horácio.

Cinco psiquiatras – três especializados em psiquiatria geral, um em infantil e um que trabalha com dependentes químicos – atuarão em conjunto com estudantes de medicina. Ao todo, serão mais de 500 pacientes atendidos mensalmente.

“Sempre defendi, desde a campanha, uma parceria com a Unisul, e em um ano de governo esta será a segunda firmada entre a Prefeitura e a universidade. Com a primeira, que é a Policlínica, já tivemos muito sucesso e melhoramos o atendimento, e tenho certeza que com este Centro não será diferente”, destacou Martins.

De acordo com a diretoria de Atenção Integral à Saúde, o local funcionará como um filtro entre os Centros de Atenção Psicossocial e a rede de atenção básica à saúde, que atende por matriciamento.

Para o secretário de saúde o Centro poderá dobrar os atendimentos em psiquiatria no município, pois receberá a mesma quantidade de pacientes que o Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS) e o CAPS AD (para dependentes de álcool e outras drogas) recebem atualmente. “Aumentar a nossa capacidade de atendimento é fundamental para diminuir a fila de espera, pois muitos pacientes crônicos recebem alta, mas acabam voltando ao tratamento”, explicou Horácio.

Além do ambulatório, os atendimentos de psiquiatria continuarão ocorrendo de forma matricial nas unidades básicas de saúde. As consultas precisam ser agendadas nas unidades e os retornos serão marcados na própria clínica, que fica situada na Avenida Barão do Rio Branco, 89, próxima à Policlínica.

 

O Centro de Referência em Saúde Mental funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30.

 

 

› FONTE: Prefeitura de Palhoça

Comentários