Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prêmio Escola Exemplo, da OAB-SC, está com as inscrições abertas na Grande Florianópolis

Publicado em 11/07/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


A pesquisa que, no ano passado, apontou 82% dos alunos como vítimas do bullying nas escolas da rede pública da Grande Florianópolis preocupou a OAB-SC e os integrantes da Comissão Estadual OAB Vai à Escola, que promoveram o levantamento. Com os números de um alto índice de violência nas mãos, eles perceberam que o trabalho não deveria encerrar ali. Nasceu assim o 1º Prêmio Escola Exemplo 2014, que está com as inscrições abertas.

A iniciativa vai premiar as três melhores ações que deram certo e que continuam a colaborar para solucionar os principais problemas dentro do ambiente escolar. As inscrições podem ser feitas até 31 de outubro. Os vencedores serão anunciados em 21 de novembro, Dia Nacional do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação.

A ideia do prêmio surgiu depois que representantes da comissão percorreram oito escolas da Grande Florianópolis e constataram o alto índice de bullying presente na rotina escolar. A informação foi obtida por meio de pesquisa feita com 552 jovens de oito instituições e 47 professores de outras seis.

A pesquisa ainda constatou que quase metade dos motivos (40%) que levam a essa situação são físicos (como ser gordo ou magro), seguidos dos sexuais (em relação à orientação), por culturais, religiosos, familiares e intelectuais, econômicos e étnicos.

“A pesquisa mostrou que nosso trabalho não podia se encerrar ali, com a simples constatação dos dados. O prêmio surge para incentivar as escolas a irem à luta na solução de seus problemas e servirem de inspiração também para outras instituições”, afirma a presidente da comissão, a advogada Ana Paula Travisani.

Outras informações sobre o prêmio podem ser obtidas no site da OAB/SC (www.oab-sc.org.br), no e-mail [email protected] ou no telefone (48) 3239-3500, com o setor de comissões.

 

 

 

› FONTE: Assessoria OAB/SC

Comentários