Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis (SC) recebe Caminhada Pare a Dor no próximo sábado (28)

Publicado em 27/06/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


Com chegada do inverno, dores no corpo podem se intensificar; atividade física pode ser um aliado no combate.

 “A dor para a vida das pessoas – Pare a Dor”. Este é o lema da campanha Pare a Dor, uma parceria entre a Zodiac Produtos Farmacêuticos e a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED). Há cinco anos o movimento segue por várias cidades do país com o objetivo de incentivar a população quanto aos cuidados para com as dores crônicas. No próximo dia 28 de junho (sábado), o encontro é em Florianópolis (SC), no Parque do Córrego Grande.

Com a chegada do inverno as dores provocadas por várias doenças como a fibromialgia e a artrose podem aumentar significativamente, impactando diretamente no dia a dia dessas pessoas que, além de cansaço físico, podem apresentar distúrbios do sono e baixa autoestima.

Em geral, no frio, a musculatura tem mais dificuldade em fazer certos movimentos, causando entre outras reações, o encurtamento das fibras musculares, limitação articular, diminuição do metabolismo, da massa.

Dados da SBED mostram que, no Brasil, 60 milhões de pessoas sofrem de dores crônicas. Desse número, 50% apresenta algum comprometimento em sua rotina. Para a fisioterapeuta Mariana Schamas “muita gente deixa de procurar ajuda médica porque considera as dores normais, pelo fato de já conviverem com elas há algum tempo”, mas, ela reforça que “sentir dor não é normal e que o acompanhamento médico aliado à prática regular de exercícios físicos pode ser uma saída”.

A fisioterapia, a prática regular de exercícios, massagens e técnicas de relaxamento - com acompanhamento médico - faz com que pessoas que convivam com a Fibromialgia, por exemplo, tenham os efeitos diminuídos. Trata-se de uma patologia que aumenta a sensibilidade dos nervos, levando ao cérebro mais informação de dor do que o normal. As dores atingem, normalmente, regiões como a nuca, o tórax, os cotovelos, os joelhos, a região lombar, os quadris e as canelas.

Em atividade desde 2009, o movimento Pare a Dor busca conscientizar as pessoas a praticarem algum tipo de atividade física regularmente e estimular a prática supervisionada. O evento, gratuito, acontece no próximo dia 28 de junho (sábado), às 8h, no Parque do Córrego Grande, em Florianópolis. A caminhada sairá da Praça do Sesquicentenário. Para mais informações sobre a campanha na capital catarinense ou em outras cidades, acesse: http://www.pareador.com.br/.

 

SERVIÇO:

Caminhada Pare a Dor        
Local: Parque Ecológico do Córrego Grande (Horto), Avenida Beira Mar Norte – Florianópolis (SC) - ponto de encontro na Praça do Sesquicentenário.

Data: 28/06
Horário: 8h

 

 

› FONTE: MAPA Comunicação Integrada

Comentários