Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura começa a desassorear a bacia do Itacorubi

Publicado em 17/06/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Mauro Vaz/PMF

foto: Mauro Vaz/PMF

Calha do rio passará de 2,5 metros a 17 metros com a limpeza.

Depois de vários laudos da Defesa Civil municipal apontarem o risco iminente de alagamento na região da Bacia do Itacorubi, a Prefeitura de Florianópolis iniciou na manhã desta terça-feira (17) um trabalho inédito de desassoreamento dos rios Itacorubi e Sertão, os principais componentes do conjunto hidrográfico.

“A Defesa Civil tem também sua função preventiva. Com o risco de alagamento, principalmente nos meses de julho e agosto, quando aumenta o volume de chuvas, a Prefeitura preferiu se antecipar e aumentar a vazão da calha dos rios”, informou o prefeito Cesar Souza Júnior.

Com efeito, a medição da calha do rio Itacorubi feita antes do início dos trabalhos apontou uma largura de apenas 2,5 metros. Com a dragagem, a calha passará a ter a largura de 17 metros.

 “Esse é um trabalho muito importante, não apenas pela questão ambiental, já que, com o desassoreamento, o manguezal do Itacorubi será muito beneficiado, mas também pelo melhoria na qualidade de vida de milhares de moradores da região da Bacia do Itacorubi, que atualmente têm que conviver com os riscos de alagamentos e, em muitos casos, com o mau cheiro das águas represadas”, disse o prefeito.

Serão investidos cerca de R$ 1,5 milhão no trabalho, recursos do Governo Federal repassados pelo Ministério das Cidades. A estimativa é retirar cerca de 75 mil metros cúbicos de detritos dos dois rios, trabalho que deve durar entre oito e 12 meses. 

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários