Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeito entrega a chave da cidade aos festeiros do Divino

Publicado em 10/06/2014 Editoria: Palhoça Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Mais de 400 pessoas participaram da abertura oficial da Festa do Divino Espírito Santo de Palhoça, no último sábado (7), no Palhoção. O jantar dançante conhecido como “Baile do Império” teve apresentação do Grupo Marcação, que animou a festa com canções de diversos estilos. Durante a cerimônia, o prefeito Camilo Martins fez a entrega da chave da cidade ao casal festeiro, Valmir Lino de Abreu e Edite de Abreu.

Em um rápido pronunciamento, Martins falou da expectativa em relação à festa. “Esta celebração é uma demonstração de fé, esperança e confraternização, além de ser uma atração turística, reconhecida por autoridades, empresários e pelo público em geral”, destacou o prefeito, afirmando frequentar o evento desde a infância. “Todo ano, quando chegava o mês de junho, era aquela ansiedade, porque a Festa do Divino sempre foi sinônimo de diversão, uma ocasião para encontrar amigos, inclusive de outras regiões do Estado. É um ótimo momento para a integração”.

FÉ, TRADIÇÃO E CULTURA

A tradicional Festa do Divino Espírito Santo, em sua 124ª edição, será nos dias 14, 15 e 16 deste mês, na Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré, no centro histórico de Palhoça. É um evento que mistura fé, cultura e tradição, envolvendo trabalhos voluntários de várias pessoas, de todos os segmentos da sociedade palhocense. Neste ano, mais de 200 munícipes, além de um grupo de funcionários contratados, se dedicam para manter a qualidade da festa.

Shirley Scharf, secretária de educação e coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial há 12 anos, lembra que a festa do Divino Espírito Santo, da forma como é projetada em Palhoça, resgata todos os detalhes das festividades originárias de Açores, em Portugal. Os preparativos das festividades começam com bastante antecedência, mas a mobilização maior passou a acontecer no primeiro domingo após a Páscoa, quando os 36 provedores percorreram toda a área da Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré visitando a abençoando as famílias com a bandeira do Divino.

Durante as festividades, também têm destaque as “Novenas do Divino”, realizadas durante nove dias, entre 4 e 13 de junho, sempre na Igreja Matriz, seguida por outra tradição, o “sopão do Divino”.

 

› FONTE: Prefeitura de Palhoça

Comentários