Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Casarão Senhor dos Passos passará por restauração

Publicado em 04/06/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


Antiga Casa dos Lázaros tem mais de 150 anos. Projeto arquitetônico de restauração foi aprovado pelo SEPHAN/IPUF e início das obras dependem da captação de recursos via Lei de Incentivo à Cultura.

O Casarão Senhor dos Passos, localizado no terreno do Imperial Hospital de Caridade e tombado pelo Decreto Municipal nº 270 de 30 de dezembro de 1986, faz parte da história de Florianópolis.

A construção, que acumula mais de 150 anos, teve diversas funções: foi Casa dos Lázaros (destinada a isolar pacientes com doenças infecciosas) até 1864, Hospital Militar até 1869, creche, pensionato, lavanderia, abrigo para enfermeiras, ala de isolamento do hospital e até mesmo sede do Grêmio de funcionários do Imperial Hospital de Caridade.

Atualmente, o auditório do Casarão é utilizado para reuniões internas e pelo departamento de Recursos Humanos do hospital, sendo também aberto para uso da comunidade mediante agendamento. 

Tantas utilidades não tornaram o prédio indestrutível. A ação do tempo, implacável, acarretou danos ao Casarão, que passou por poucas intervenções ao longo do tempo. Hoje, sob os cuidados da Fundação Senhor dos Passos, a construção centenária está às vésperas de passar por uma importante obra de restauração.

O projeto arquitetônico, assinado pela Ornato Arquitetura, foi aprovado pelo SEPHAN/IPUF no mês de abril. O início da restauração depende da captação de recursos via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

O projeto para captação da verba está em andamento, e depende da conclusão dos estudos detalhados do acervo abrigado no local e do orçamento prévio dos custos das obras para que o processo seja aberto no Ministério da Cultura. Após a restauração, o Casarão transformará o espaço no primeiro Museu Fármaco-Hospitalar do Estado.

 

 

 

› FONTE: Apoio Comunicação

Comentários