Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Celesc +Fácil vai à Serrinha, em Florianópolis, prestar serviços aos consumidores

Publicado em 03/06/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Serrinha, em Florianópolis

Foto: Serrinha, em Florianópolis

Dando sequência a um roteiro de atendimento, a unidade móvel Celesc +Fácil estará nesta quarta e quinta, dias 4 e 5 de junho, no bairro Serrinha, em Florianópolis, próximo da UFSC, prestando diversos serviços à comunidade, entre eles o cadastro da unidade consumidora na tarifa social. O ônibus ficará estacionado na Casa São José, na rua Mário Aurélio Homem, entre 10h e 16h.

Atualmente, apenas 20% das famílias da grande Florianópolis estão inscritas no cadastro único e tem cadastro para tarifa social de energia elétrica. A tarifa social de energia elétrica proporciona descontos na conta de energia para famílias de baixa renda que variam de acordo com o consumo (veja):

até 30kWh - 65% de desconto;

de 31kWh a 100kWh - 40% de desconto;

de 101kWh a 220kWh - 10% de desconto.

O ônibus Celesc +Fácil é um novo canal de interação do consumidor com a Empresa, que vai prestar serviços em toda área de concessão. Depois de ter prestado atendimento no Largo da Alfândega, em Canasvieiras e no Campeche, a unidade móvel conclui seu roteiro de visitas aos bairros da Capital com a Serrinha. A próxima etapa será o atendimento para os consumidores de São José, na Beira Mar Continental, entre 16 e 19 de junho, também das 10h às 16h.

Na Grande Florianópolis, segundo a chefe da Divisão Comercial da Agência Regional Florianópolis, Maria Cleia Turnes Demetrio, a iniciativa visa prestar ainda outros três serviços: atualização cadastral, pedido de fatura por email e adesão ao pagamento por débito automático em conta: “A atualização cadastral é muito importante para que o cliente possa receber o aviso da Celesc quando há falta de energia por conta de ocorrências emergenciais”, explica. A Agência Regional atende 300 mil unidades consumidoras de 17 municípios da região, das quais 150 mil somente na capital.

A adaptação do veículo para atendimento móvel integra a grande iniciativa da Celesc Distribuição para agilizar o acesso aos serviços da Empresa com diversas frentes de trabalho. Isso inclui novas ferramentas de comunicação (por SMS, por exemplo), o novo Call Center e mais serviços pelo portalwww.celesc.com.br que, agora, incorpora opções inicialmente restritas ao Call Center e às unidades presenciais.

Tarifa social

Para ter desconto na fatura de energia é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para programas sociais e tenha renda mensal de meio salário mínimo por pessoa. Famílias com renda mensal de até três salários mínimos podem ser beneficiadas desde que, entre seus membros, tenha uma pessoa em tratamento de saúde domiciliar com uso contínuo de equipamentos hospitalares.

Têm direito à tarifa social ainda as famílias com pessoas que tenham o benefício de prestação continuada, ou seja, idosos com mais de 65 anos ou pessoas deficientes de qualquer idade.

Para inclusão na tarifa social as famílias deverão estar inscritas no cadastro único do Programa Social do Governo e para isso, a família precisa procurar o CRAS do município. Depois de inscrito no cadastro único, o representante da família deverá procurar o atendimento presencial da Celesc e pedir inclusão na tarifa social.

“A titularidade da conta de energia deverá ser a mesma do cadastro único, ou seja, o nome do consumidor deverá ser o mesmo daquele no Cadastro Único”, afirma a Maria Cleia. Ela informa outro benefício, além do desconto na fatura: “As famílias com a tarifa social podem ainda participar de projetos de eficiência energética para baixa renda. Um dos critérios da ANEEL é que a unidade consumidora seja cadastrada com tarifa social”, lembra.

Dois importantes projetos de eficiência energética da Celesc são "Baixa Renda COHAB" e "Celesc na sua Casa" que preveem a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas e a instalação de sistemas de aquecimento solar em residências de baixa renda, além de palestras sobre uso seguro e eficiente da energia elétrica nas comunidades beneficiadas.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários