Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura vai garantir a UPA no Continente

Publicado em 02/06/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Unidade de Pronto Atendimento do Sul da ilha - Divulgação

foto: Unidade de Pronto Atendimento do Sul da ilha - Divulgação

Unidade deve atender cerca de 10 mil pessoas ao mês.

Em reunião na tarde de sexta-feira (30), o prefeito Cesar Souza Júnior e o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Jr., decidiram que, independentemente da posição do Ministério da Saúde, a Prefeitura vai garantir o funcionamento de uma unidade de pronto atendimento (UPA) no Continente, no prédio que está em fase final de construção no Jardim Atlântico.

Segundo o secretário, a UPA Municipal do Continente deve ocupar o andar térreo do prédio – o segundo andar será ocupado por um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) – e propiciar atendimento 24 horas nas áreas médica e odontológica.

A nova UPA deve ficar pronta até  final do ano. Vai empregar, segundo Daniel Moutinho, cerca de 80 funcionários – entre médicos, dentistas e enfermeiros – e proporcionará o atendimento a aproximadamente 10 mil pessoas ao mês. “Vamos abrir uma porta no atendimento 24 horas, reduzindo a sobrecarga dos hospitais da região”, disse o secretário.

As obras da unidade começaram em 2010 e deveriam ficar prontas em 2011, com a intenção de garantir atendimento também aos municípios vizinhos de São José, Palhoça e Biguaçu. As obras foram paralisadas, no entanto, e nesse meio tempo os municípios vizinhos construíram suas próprias unidades. Por isso, pelo entendimento do Ministério da Saúde, não caberia mais no prédio a unidade de pronto atendimento, mas apenas o CAPS.

Lideranças comunitárias reuniram-se com o prefeito em 11 de abril e pediram que ele garantisse a destinação original da construção. “Estaremos em Brasília lutando para manter essa UPA aberta”, garantiu Cesar Souza Júnior.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários