Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Lançamento da Rede Estadual Primeira Infância de Santa Catarina será nesse sábado (31), em Florianópolis

Publicado em 30/05/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


Iniciativa pretende articular agentes que proponham políticas públicas voltadas a crianças de zero a seis anos.

Provocar reflexão sobre o papel das crianças na sociedade e propor formas de ampliar seu reconhecimento como cidadãs são alguns dos objetivos da Rede Estadual Primeira Infância de Santa Catarina (REPI-SC), que será lançada no sábado (31), no Hotel Majestic Palace, em Florianópolis. “É preciso mobilizar a sociedade para que se discuta a implementação de ações concretas e permanentes em defesa da infância”, aponta a coordenadora geral da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e uma das responsáveis pela implantação da Rede Primeira Infância no estado, Luiza Lins.

O evento de lançamento, um café da manhã com início às 10h, contará com a presença da coordenadora da secretaria executiva da Rede Nacional Primeira Infância - biênio 2013-2014 -, Luzia Laffite e também marca o início da formação do grupo gestor da Rede Estadual. Segundo Luzia, a Rede Nacional atua há oito anos, em todo território brasileiro e diversos estados já criaram suas redes estaduais, indo ao encontro do da RNPI.

“A atuação da rede prevê a implementação dos Planos Municipais da Primeira infância e maior mobilização na execução do Plano Nacional da Primeira Infância, principal estratégia da RNPI, e no futuro, também a criação de redes municipais, reunindo forças estratégicas de todo o estado, com um objetivo: defender a infância no presente e futuro. Precisamos propor políticas públicas integradas, gerais e específicas, assim como garantir o acompanhamento de metas na área”, indica a coordenadora nacional. O encontro reunirá organizações da sociedade civil, governamentais, poder legislativo, conselhos municipais, associações comunitárias, Ministério Público e pessoas físicas ligadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes no estado.

O lançamento da rede é resultado da parceria entre a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e o Espaço Imaginário - Arte, tecnologia e educação, que já faz parte da Rede Nacional. No encerramento da Mostra, dia 8 de junho, às 14h, no Teatro Governador Pedro Ivo Campos, será realizado um bate-papo entre autoridades municipais e as crianças para falar sobre a relação entre a criança e a cidade.

As organizações interessadas em compor a Rede Estadual podem comparecer no evento de lançamento ou solicitar um pré-cadastro, pelo email [email protected]

 

Sobre a Rede Nacional Primeira Infância

É formada por um conjunto de organizações da sociedade civil, governo, setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam na promoção da primeira infância. A Rede tem como missão fomentar a elaboração, o aprimoramento e integração das políticas nacionais para as crianças até seis anos de idade, monitorando e avaliando sua implementação. Além disso, também consolida e dissemina informações e referências sobre as temáticas desta faixa etária, bem como organiza ações de mobilização social e políticas para a realização de suas propostas.

› FONTE: Dialetto Comunicação Estratégica

Comentários