Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Pesquisa revela o poder de mobilização das redes sociais

Publicado em 28/08/2013 Editoria: Geral Comente!


Educação e Corrupção foram apontadas como as principais causas que levaram as pessoas a aderir ao movimento #VemPraRua

O Social Good Brasil organizou uma pesquisa para saber os motivos que levaram as pessoas às ruas no movimento #VemPraRua, iniciado em junho deste ano. O questionário, criado com apoio do Voluntários Online (VOL) e do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICom), teve 1.519 respostas.

Os participantes apontaram os problemas na educação e a corrupção (com 22% das respostas cada) como os principais motivos para terem aderido ao movimento. Além disso, apareceram com destaque entre as respostas também os itens reforma política (21%),  saúde (21%) e passe livre (11%).

A pesquisa revelou que 28% dos entrevistados foram efetivamente às ruas e 60% nunca haviam participado antes de um protesto. Entre os entrevistados, 37% acompanharam as manifestações pela internet e outros meios e 32% divulgaram informações em suas redes pessoais. Segundo a coordenadora de comunicação do Social Good Brasil, Bruna Pires, as respostas comprovam o impacto da internet nos movimentos sociais contemporâneos. “O uso da tecnologia como ferramenta para a defesa de direitos e a mobilização social é uma realidade. As manifestações dos últimos meses mostraram isso mais uma vez. O importante, agora, é usarmos essa força em favor de mudanças positivas na sociedade”.

A discussão do tema estará em pauta no Seminário Social Good Brasil 2013. Marcado para o dia 24 de setembro em São Paulo, o evento será transmitido ao vivo pelo site http://socialgoodbrasil.org.br/.

 

› FONTE: AllpressCom

Comentários