Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de palhoça consertará iluminação pública

Publicado em 16/05/2014 Editoria: Palhoça Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Um dos principais problemas do município, a deficiência no sistema de iluminação pública, está perto do fim. Vencedor do processo licitatório, o consórcio SQE Luz foi contratado pela prefeitura para realizar a troca de luz em 48 horas, a manutenção de 23 mil pontos de luz a ampliação da rede. Com quatro equipes técnicas, o consórcio atua na cidade desde o dia 1º de maio.

No dia 30 de abril, enquanto assinava o contrato com os representantes das três empresas que formam o consórcio – Quantum, Sadenco e Arcadis –, o prefeito Camilo Martins pediu eficiência e agilidade em função da gravidade das falhas na iluminação.

“Por isso, precisamos correr contra o relógio para oferecer um serviço de qualidade o quanto antes”, reforçou o prefeito. Com o contrato, que prevê a gestão integrada deste sistema, Martins aposta numa cidade mais iluminada e segura a partir de agora. “Além do fator estético, teremos mais segurança. Todas as pesquisas indicam que onde a cidade é mais iluminada, os índices de criminalidade são menores”, destacou o prefeito.

O gerente do consórcio em Palhoça, Thiago Lorenzetti Silveira, conta que o monitoramento inicial revelou que cerca de 30% da rede de iluminação está fora de atividade em função de defeitos técnicos. De acordo com dados da Celesc, atualmente Palhoça tem 23 mil pontos de iluminação.

“Além de toda a manutenção, também vamos deixar o sistema de iluminação mais eficiente, substituindo as lâmpadas de mercúrio por outras de sódio-metálica.” Além disso, serão trocadas as luminárias abertas por outras fechadas, com vidro. Esse trabalho deverá ser seguido por uma melhoria na iluminação de praças e rodovias, com a utilização de luminárias de alto rendimento.

GESTÃO INTEGRADA

Segundo o secretario de Administração, Daniel Harger, o contrato com o consórcio se apoia em três pontos fundamentais: manutenção da rede de iluminação, em até 48 horas depois de detectado o problema; ampliação da rede de iluminação pública; e controle automatizado de toda a rede.

Este último representa a modernização do sistema, pois os computadores da SQE Luz têm controle total de toda a iluminação pública. “Trata-se de um serviço público moderno, compatível com países desenvolvidos. Este modelo engloba toda a operação de iluminação, desburocratizando o serviço prestado ao cidadão”, descreve Harger.

O secretário explica que sempre que uma ampliação de rede era solicitada surgia, automaticamente, a necessidade de um novo processo licitatório, atravancando a administraçãrio para cada demanda, atravancando a administraçdade de um novo processo licitato pública. “Agora, todas as ampliações necessárias já estão incluídas no mesmo contrato.”

O contrato prevê três veículos em operação, mas para agilizar o trabalho o consórcio destacou mais uma viatura. Para cada veículo há uma equipe em atividade, composta por um motorista, um eletricista, um coordenador e um supervisor. Desde primeiro de maio, três equipes estão trabalhando à noite e uma durante o dia. A fiscalização do trabalho será realizada pela prefeitura, que está formando uma equipe para executar esta função, garante o secretário.

PROBLEMA ANTIGO

Em Palhoça, este problema parece ser tão antigo quanto a própria escuridão noturna. E nunca foi atacado de forma eficiente. O setor responsável pela iluminação pública passou décadas correndo atrás do prejuízo, atacando apenas parte do problema, enquanto vários pontos críticos iam se avolumando.

A falta de eficiência e de gestão contribuíram para o agravamento do quadro. Outro agravante foi a explosão demográfica do município, que, nas últimas décadas, ocorreu de forma desordenada.

A burocracia também dificultava a melhoria do sistema, visto que para cada ampliação na rede de iluminação pública a prefeitura precisava abrir um processo licitatório. Buscando soluções para os problemas enfrentados pelo município, a atual gestão realiza um trabalho planejado, com objetivos a curto, médio e longo prazo. Assim, foi possível determinar que o novo contrato para gestão da iluminação preveja que qualquer ampliação de rede já esteja contemplada.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Palhoça

Comentários