Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Empresas modernas investem no estágio para formar talentos na base

Publicado em 28/08/2013 Editoria: Educação Comente!


3º Encontro Estadual de Estágio. Foto: Heraldo Carnieri

3º Encontro Estadual de Estágio. Foto: Heraldo Carnieri

No 3º Encontro Estadual de Estágio as empresas Portobello, Fábio Perini e Instituto de Estudos Avançados receberam o Prêmio Catarinense IEL Melhores Práticas de Estágio

"O estágio é cada dia mais importante para a formação profissional. As empresas mais atentas e modernas investem em programas de estágio para formar talentos na base", afirmou o coordenador geral de arranjos produtivos locais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Romeiro. Ele participou do 3º Encontro Estadual de Estágio, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Durante o evento, que ocorreu nesta terça-feira (27), em Florianópolis, as empresas Portobello, Fábio Perini e Instituto de Estudos Avançados também foram reconhecidas com o Prêmio Catarinense IEL Melhores Práticas de Estágio.

Segundo Romeiro, que intermediou a discussão sobre a visão da academia e de empresas inovadoras no desenvolvimento profissional, é necessário um trabalho de aperfeiçoamento do modelo de estágio. "Em conjunto com as universidades, as indústrias têm condições de elaborar um arcabouço de programas eficientes", afirmou. Ele ainda destacou que o Brasil precisa inovar para que as empresas possam aprimorar sua competitividade. "Só se inova com profissionais altamente qualificados. Os jovens que estão saindo da universidade têm muito a contribuir com a inovação. Juntar academia e indústria por meio da inovação para definir o que fazer no futuro é extremamente importante para o país", avaliou.

O 3º Encontro Estadual de Estágio discutiu o tema "Instituições de ensino e indústria: paradoxos do estágio e de formação profissional". Para o superintendente do IEL/SC, Natalino Uggioni, o estágio é um ato educativo e deve aliar o conhecimento teórico com a prática profissional. "O estágio faz parte da formação profissional e é o primeiro contato com o mundo do trabalho. Empresas que entendem isso contribuem com o desenvolvimento do estudante", explicou. Apesar de avanços significativos no nível de escolaridade registrados entre 1995 e 2010, a qualidade da educação brasileira não tem acompanhado a demanda das indústrias por profissionais preparados. "O aumento da competitividade no mercado de trabalho vem redefinindo o estágio e tornando-o parte da estratégia para contratação e retenção de talentos", complementou.

O professor da UDESC, Nério Amboni, que liderou o trabalho em equipe entre os participantes identificando os fatores restritivos e facilitadores da interação entre academia e indústria, diz que não existe boa teoria se não houver boa prática. "O estágio como ato educativo não pode ser uma atividade isolada. Há uma grande distância entre a academia e o setor industrial. É necessário que os estudantes desenvolvam suas competências, além de ter uma visão sistêmica e estratégica", argumentou.

 

Prêmio Catarinense IEL Melhores Práticas de Estágio

No evento também foram anunciados os vencedores do Prêmio Catarinense IEL Melhores Práticas de Estágio. Realizado em parceria com o Fórum de Estágio de Santa Catarina, o prêmio reconhece as empresas que oferecem programas diferenciados, que respeitam a legislação e complementam a formação profissional do estudante. A iniciativa é uma das ações do Movimento A Indústria pela Educação, iniciativa da FIESC para contribuir com a melhoria do quadro educacional do Estado.

 

Confira abaixo a classificação das empresas vencedoras: 

Categoria Micro e Pequeno porte
1° lugar: Instituto de Estudos Avançados
2° lugar: Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda
3° lugar: Menegotti Indústria Metalúrgicas Ltda

Categoria Médias porte
1° lugar: Fábio Perini Indústria e Comércio de Máquinas Ltda
2° lugar: Fundação Centros de Referência e Tecnologias Inovadoras

Categoria Grandes Empresas
1° lugar: Portobello S/A
2° lugar: Coteminas S/A- Blumenau
3° lugar: Rigesa Celulose, Papel e Embalagens Ltda
3° lugar: Lunender Indústria do Vestuário Ltda

› FONTE: FIESC Imprensa

Comentários