Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Exposição resgata a história das Copas do Mundo

Publicado em 13/05/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Um acervo com centenas de peças originais e réplicas de todas as Copas estarão no Floripa Shopping.

A exposição "Brasil de Todas as Copas", que reúne diversas peças sobre a participação do Brasil nas Copas do Mundo, estará no Floripa Shopping entre os dias 16 de maio e 14 de julho. A mostra é um projeto do Instituto Cultural Soto Delatorre (ICSD) em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

A mostra faz um resgate histórico da participação da seleção brasileira de futebol nas 19 Copas do Mundo. A exposição é composta em grande parte de um acervo particular do curador da mostra e professor Jules Soto, totalizando centenas de objetos originais e réplicas fiéis. Dentre as diversas peças que compõem o acervo estão camisas das seleções estrangeiras autografadas, bolas oficiais, chuteiras, ingressos dos jogos, a primeira taça da Copa do Mundo, a réplica da taça atual para o registro fotográfico e jornais de época.

De acordo com Jules Soto, a intenção é que a exposição passe por todas as regiões do Brasil para incentivar a torcida.

“Esta exposição é um apanhado histórico da nossa seleção e certamente surpreenderá quem a visitar, não só pelas curiosidades, mas também pela raridade das peças, algumas consideradas únicas. A ideia é que esta mostra seja itinerante, atingindo diversos locais e que contribua para que todos entrem no clima da copa com mais conhecimento sobre este que é considerado o segundo maior evento esportivo do mundo”, explica o curador.

Os fãs e apaixonados pelo futebol não vão perder esta oportunidade, afinal a exposição promete encantar crianças e adultos. “A exposição nos dá uma aula de história mundial e cultura futebolística, passando por todas as décadas das Copas já realizadas e certamente vai encantar toda a família”, destaca Monica Freitas, gerente de marketing do Floripa Shopping, empreendimento exclusivo a receber a mostra na capital.

Entre as peças mais importantes do acervo, está a camisa autografada pelos jogadores e a comissão técnica da seleção brasileira de 1982 e da Copa de 2002, a camisa que Ronaldo Fenômeno usou na final, quando o Brasil foi pentacampeão, também autografada pela equipe.

Outros objetos de destaque são os ingressos originais da primeira Copa do Mundo em 1930 no Uruguai e a chuteira usada e autografada pelo goleiro belga Jean-Marie Pfaff, um dos melhores do mundo na Copa de 1986.

O Brasil sedia um dos maiores eventos esportivos do mundo pela segunda vez e o Floripa Shopping recebe pela primeira vez na cidade a exposição de peças sobre a história do futebol. Quem não fica curioso para estar perto destas raridades?

Serviço:

O quê: Exposição "Brasil de Todas as Copas"

Quando: 16 de maio a 14 de julho

Onde: Floripa Shopping - SC 401 / Estacionamento G1

Horário: De segunda a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 12h às 19h.

Entrada: Gratuita

 

 

 

› FONTE: Estrutura de Comunicação

Comentários