Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis recebe mais uma edição do Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana

Publicado em 06/05/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


Evento deste ano terá como tema central “O Brasil e as novas diretrizes para a Mobilidade Urbana”. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site http://www.mobilidadenascidades.com.br.

Florianópolis recebe agora em maio mais uma edição do Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana. O evento acontece no próximo dia 13, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. Temas já recorrentes como Metro x VLT x Monotrilho, Logística urbana brasileira e o desenvolvimento do estado de Santa Catarina - dificuldades atuais, Plano Nacional de Mobilidade Urbana e acessibilidade serão novamente amplamente discutidos.

Outro tema que deverá chamar muita a atenção é a discussão da Moção Estadual sobre a aceleração e uso apropriado dos recursos da Cide - Deslocando recursos % da arrecadação de impostos sobre os combustíveis para redução ou aplicação no sistema de transporte urbano de cidades acima de 50 mil habitantes, pelo deputado estadual Renato Hinning.

Mas a grande causa de todos estes males, efetivamente não será o tema principal, mas será imprescindível na fala de todos os palestrantes, trate-se de uma realidade, comum a todas as cidades brasileiras, que nos últimos dez anos, o número de automóveis nas ruas brasileiras chegou a mais de 45 milhões.

Consequentemente o transito que já era lento, somente como exemplo, em São Paulo de 2008 a 2012, a tradicionalmente baixa da velocidade média dos carros caiu 40%, e já é um dos fatores que mais prejudicam a qualidade de vida na maioria das cidades brasileiras. Em Porto Alegre, por exemplo, cidade com jogos da Copa, as cinco principais avenidas estão em obras para receber BRT (bus rapid transit), com vias de seis pistas que chegam a afunilar para duas, quando o congestionamento é inevitável e já se sabe o resultado.

Se, por um lado, as obras dificultam a mobilidade com promessa de um futuro melhor – que só virá bem depois da Copa – por outro, o número de carros no Brasil dobrou nos últimos dez anos, para mais de 45 milhões. Segundo especialistas, a solução para dar mais fluidez ao trânsito está no bolso.

O pedágio urbano é a saída mais eficaz para cortar os congestionamentos, um ato que deve ser político, e difícil de ser implantado, pois são transformações profundas e afetam nossa forma de ir e vir, e só deveria ser implantadas por algum político/prefeito, após a execução de uma moderna, boa e eficiente rede de transporte público, o que esta longe de acontecer, ao menos a curto prazo, em qualquer cidade brasileira.

Transformações profundas demoram e nunca são consensuais.

Mas o Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana, edição especial Cenário Santa Catarina, cujo tema central será “O Brasil e as novas diretrizes para a Mobilidade Urbana”, quer ir além e aprofundar as discussões.

Ao final do dia a palestra sobre Logística urbana brasileira e o desenvolvimento do estado de SC, com as dificuldades atuais, deverá reunir grandes pesquisadores com destaque para a presença de Laurindo Junqueira do Metrô de São Paulo, para suas ponderações e com as entidades parceiras do evento e técnicos presentes do CREA, ACECON, Sinduscon, AsBEA e Cau, discutirem o desenvolvimento ordenado das cidades por um viés mais técnico.  

O evento é aberto ao público e não há custo aos interessados, mas há a necessidade de inscrição prévia no site www.mobilidadenascidades.com.br, pois as vagas são limitadas.

Serviço

Evento: Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana

Tema: Cenário Santa Catarina

Local: Auditório Antonieta de Barros – ALESC - Florianópolis

Data: 13 de maio

Hora: a partir das 8h30

 

 

 

› FONTE: Apoio Comunicação

Comentários